Tuesday, March 28, 2006

Beijo

"Inclina para mim os teus lábios
e que ao sair da minha boca
a minha alma volte a entrar dentro de ti
."
Denis Diderot

Dor...


Tens de partir.
Sais do carro com um beijo triste e resignado.
Ainda tenho o teu perfume a cobrir-me a pele.
Ainda saboreio os teus lábios
e o teu olhar de mulher apaixonada.

Rolam as lágrimas na minha cara.
Perdi-te mais uma vez. Vivo com o medo de te perder preso na garganta.
O abandono vive-nos nos olhos e não nos lábios.
Por isso que te dou os lábios numa fome devoradora,
e afasto o olhar quando sais.
Sou cobarde, amor.
Porque tenho medo da intensidade do laço que me une a ti.
E ainda assim, perco-me em ti sempre que te tenho perto.
Sempre que penso que me devia manter mais longe,
fora do alcance da dor,
o teu perfume faz-me esquecer a prudência.
O amor não é prudente. O amor é uma faca cravada no coração.
Que dói mas nos alimenta.
Eu não queria ir para onde não estivesses.
Mas estou aqui... longe.
E no entanto, dolorosamente perto.

O Comentário...

"É extraordinário como dezenas de medidas governamentais, nos últimos tempos, são tipicamente de centro-direita e direita, e isso só lhe mostra o génio. (...) Sócrates mete Marques Mendes e Ribeiro e Castro no bolso".
Luís Delgado, "Diário de Notícias", 27-03-2006

Wednesday, March 22, 2006

Desenrascanço?


Outra palavra (para além de saudade) sem tradução directa noutras línguas? Ora leiam o que diz na wikipedia!

"Desenrascanço (loosely translated as "disentanglement") is (..) a Portuguese word used to describe the capacity to improvise in the most extraordinary situations possible, against all odds, resulting in a hypothetical good-enough solution. (..) Used to express an ability to solve a problem without the adequate tools or proper technique to do so, and by use of sometimes imaginative resourcefulness when facing new situations. Most Portuguese people strongly believe it to be one of their most valued virtues and a living part of their culture. Obviously, they are aware that this subjective feature is not an exclusive of theirs..

However, some critics disagree with the association of desenrascanço to the Portuguese culture. They argue that this concept is related to the subjective evaluation of oneself, or of the Portuguese people, and that it belongs to the world of subjectivity and feeling. Some are of the opinion that the concept is related to the discoveries period and to student activities in the 15th century. But sceptics doubt there is any substantial proof of that relation.

Some say that in the 16th and 17th centuries it was very common for other exploring nations, such as the Dutch, to bring a Portuguese national along during the voyages, because the Portuguese were allegedly the most skilled and knowledgeable in the proper handling of the occasional emergency aboard the ship when the control of the vessel was given to them (what is known among the Portuguese as "desenrascanço"). Serious historians would disagree with the association between a 20th century idea and 17th century events. Apart from this myth, desenrascanço is in fact the opposite of planning: it's managing that any problem does not get completely out of hand and beyond solution."

Eu sei que existem almas ingénuas bem-intencionadas que querem continuar a acreditar que se trata de um atributo próprio do nosso povo, mas eu acho essa ideia simplesmente ridícula. Fruto talvez de um patriotismo volátil que se singra pelo maníaco-depressivo circunstancial. Enfim....
da autoria de Ledbetter e dum Blog de referência: Oblivion!

Tuesday, March 21, 2006

Filme da Semana e do Mês!


Um filme onde facilmente percebemos a dura realidade da cidade de Joanesburgo. Se calhar podemos achar alguns pontos de contacto com o filme, "A Cidade de Deus", mas este filme demarca-se deste ultimo. Mais não digo! A ver...

A paz nas Américas!


O Presidente da Venezuela respondeu entretanto ao seu homólogo dos Estados Unidos, George W. Bush. Recordo que, na quinta-feira passada, George Bush afirmou que Hugo Chavez é "um demagogo".
No contra-ataque, Chavez, apelidou Bush de: "cobarde", "burro" e "bêbedo". Mais, disse ainda após pedir desculpas pelo seu inglês: "Vou dizer-lhe uma coisa, 'Mr. Danger': Você é um cobarde, sabia? Por que é que não vai para o Iraque comandar as suas Forças Armadas? É muito fácil comandá-las de tão longe. Você é um burro, senhor Bush".
Tudo isto aconteceu durante o seu programa semanal televisivo e radiofónico "Hello President", onde Hugo Chavez aproveita também ele para propagandear o seu governo e a sua política. Chavez, não ficou por ali, manifestando toda a sua ira para com Bush, dizendo claramente "Você é um alcoólico, Mr. Danger, ou melhor, é um bêbedo".
Na quinta-feira da semana passada, George W. Bush afirmou que, "na Venezuela, um demagogo cheio de dinheiro do petróleo está a pôr em perigo a democracia, procurando desestabilizar a região". Há vários meses que as relações entre Washington e Caracas estão tensas. Vários responsáveis norte-americanos têm mostrado preocupação com a saúde da democracia venezuelana, enquanto que Chavez acusa os Estados Unidos de conspiração para o derrubar do poder e invadir o país.
Resta perguntar qual destes senhores terá razão? Ou será que todos eles acabam por ter razão nas acusações que trocam?

Saturday, March 18, 2006

Os dois...num só!


«Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza.»
Pablo Neruda

Fascinante

Dar banho a um rotteweiller, levá-lo a passear ou apenas fazer-lhe festinhas pode fazer milagres em crianças com deficiências mentais e motoras ou simplesmente com problemas de atenção. Jill e Drako são os grandes protagonistas caninos da «Terapia com Rotteweillers», que está a ser apresentada ao público na Expo Criança 2006.
«Os rotteweillers não são maus, os donos é que os transformam em animais agressivos!», assegura João Gradiz, um dos responsáveis pela terapia. «Nós pegamos nestas raça e puxamos o bom que eles têm. Ao contrário do que se pensa, são cães muito sociáveis e que adoram crianças».
Jill e Drako, um casal de rotteweillers treinados desde bebés, têm sido «uma grande ajuda» no tratamento de várias crianças problemáticas. «O aprender a tomar conta de um cão puxa o sentido de responsabilidade e o ânimo dos miúdos com problemas de concentração», exemplifica o responsável. Os rotteweillers podem também dar uma boa ajuda a ultrapassar fobias.
Em crianças deficientes, o contacto físico e visual com o animal pode «estimular imensas situações». Física e psicologicamente os «resultados estão à vista». Por exemplo, «ao fazer uma festinha ou limpar o pêlo, uma criança com problemas motores consegue ultrapassar movimentos que estavam restritos».
Na Expo Criança, os responsáveis pelo projecto, João Gradiz e Diogo Rato, estão a «desmistificar a perigosidade da raça». Com várias demonstrações ao vivo, Jill e Drako têm encantado miúdos e graúdos e provado «que são cães de elevado potencial».
O projecto está em curso no Ribatejo, há seis meses, e é a «custo zero». «Não há preços para ajudar crianças. Temos patrocínios, apoios e amigos que tornam tudo possível», contam os responsáveis. Quanto à falta de subsídios do Estado, apenas afirmam: «Portas que nos fechem já temos muitas. Nem vale a pena».
A Expo Criança 2006 arrancou na quarta-feira no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e prolonga-se até amanhã. Outros pratos fortes desta edição são o Vaivém Oceanário, o Carro do Noddy e o Concurso de Robótica da Lego. Em apenas cinco dias, a organização espera receber mais de 30 mil visitantes, de todas as idades, nesta «grande montra da brincadeira».

by Paula Cosme Pinto / EXPRESSO Online

Tuesday, March 14, 2006

ACABOU...

É triste que espaços na blogosfera acabem...sobtetudo espaços como O Espectro: Aqui fica a despedida...
«DESPEDIDA
Estes meses de blogue foram um prazer e, sobretudo, uma educação. Mas não temos tempo para o fazer como ele deveria ser feito. Em princípio, talvez pudéssemos meter mais gente. Só que, para nós, grande parte da graça estava em não haver mais gente. Fica assim uma única solução razoável: parar.
Paramos com pena. E agradecemos muito a toda a blogosfera a paciência e o interesse.
»

Encelado

A lua de Saturno Foto@Epa/NASA HO

Encelado, uma das luas de Saturno, é exibida num mosaico de 21 imagens capturadas pela nave Cassini durante os voos de aproximação realizados em 9 de Março e 14 de Julho de 2005.
Os cientistas divulgaram que descobriram provas de geyseres expelindo vapor de água gelado junto ao pólo sul de Encelado. A descoberta despoletou a discussão sobre a hipótese de a lua poder albergar vida. Será que estamos acompanhados aqui tão perto?

Sunday, March 12, 2006

Por vezes sinto-me assim...

O Cartoon da Semana

Kahlo, Frida Kahlo!

"Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar"
A Coluna Partida, 1944
Foi assim que Frida Kahlo se despediu do mundo em 1954. Para compreender a sua obra é necessário, talvez, conhecer a sua tumultuosa vida. No seu percurso artístico, Frida optou sempre por pôr a descoberto o "assunto que melhor conhecia", o que significa dizer, ela própria. Não sou um grande apreciador de arte, no sentido em que não tenho conhecimentos para discutir e argumentar com quem percebe realmente de arte. Contudo, limito-me a sentir o que vejo quando olho para uma pintura, o que leio quando estou com um livro, o que oiço... A pintura de Frida Kahlo foi descoberta por mim há pouco tempo, conhecia poucos quadros seus! Acho-a maravilhosa, perturbante, intrigante...GOSTO!
Consegue em cada obra por a nú a sua identidade...isto para quem se conseguir, realmente, identificar no seu legado! Para quem quiser saber mais sobre esta pintora e conhecer a sua obra poderá fazê-lo no Centro Cultural de Belém até 21 de Maio.

Saturday, March 11, 2006

De esperar...



Mário Soares esteve no Parlamento a assistir à tomada de posse de Cavaco Silva como Presidente da República. Amuado, sonolento e ressabiado, esteve na galeria de olhar vazio. Logo que acabou a cerimómia, retirou-se sem dar cavaco a ninguem. Nunca esperei de Mário Soares tanta falta de sentido democrático, tanta arrogância e tão mau perder. Abandonou o Parlamento sem felicitar Cavaco Silva, sem dizer adeus a ninguem... Mário Soares já parece não estar neste mundo. Não se despediu de ninguem, e parece-me que nem se deu ao trabalho de cumprimentar os "velhos" compagnons de route, como Giscard d'Estaing, Jacques Delores, George Bush (pai) o Princípe das Astúrias, Xanana Gusmão e outros delegados de países da CPLP... Era preferível que Mário Soares não tivesse comparecido em S. Bento. A história registará o desatinado acto do Buchechas, pela falta de cortesia, sentido de Estado e revelação do lado negro desta infeliz pessoa. Todos os loucos pelo poder, quando não sabem sair de cena, acabam por dar uma imagem terrível daquilo que foram.
Em contraste com a atitude de Mário Soares, estiveram os restantes candidatos, que concorreram com Cavaco Silva: Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, e o ousider Garcia Pereira. Estiveram em S. Bento, protocolarmente, com humildade democrática e sentido de Estado. No final até deram entrevistas, e não se furtaram a dar a sua opinião sobre o discurso do novo Presidente da República. Deram uma lição ao candidato do "passado". As suas opiniões variam em função do espectro político em que cada ex-candidato se situa. Já quanto aos deputados, no PSD referem os recados que o Presidente dirigiu ao Governo, enquanto do lado PS acham que há sintonia entre o discurso de Cavaco Silva e a acção do Governo. Eu tambem penso que vai haver boa e leal cooperação institucional entre Cavaco Silva e o primeiro-ministro José Sócrates. Ambos têm a mesma ambição: mudar o país, com reformas estruturais, e desenvolver a economia para criar riqueza.
Este texto de opinião foi retirado do blog O Abrangente. Não sendo da minha autoria, não podia deixar de o colocar aqui... Concordo plenamente com tudo o que foi dito! Cada vez mais me orgulho do facto de não ter votado em Mário Soares. Mais uma vez, o ex-candidato esteve à altura do que foi durante a sua campanha política - nivelada bem por baixo!

Wednesday, March 08, 2006

A Mulher

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Mulher! Esta é, no meu entender uma data muito importante, mas que vem reafirmar a inequívoca diferença ainda existente entre Homem e Mulher... Penso que a ideia deste dia não será essa, mas partindo do pressuposto que celebramos um dia da Mulher, por todos os seus feitos, pela sua emancipação, porque não se lembrou a ONU de instituir um dia do Homem? Será que cai no erro de admitir que os restantes dias do ano são dias do Homem? Será? Enquanto reflito, também eu, nisto deixo alguma História sobre este dia:
O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. De entre outros eventos históricos relevantes, comemora-se o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na viragem do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. As protestantes seriam atacadas pela polícia. As mulheres envolvidas nestes movimentos foram as mesmas que fundaram, dois anos depois, os sindicatos.
Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher provaram ser a primeira etapa para a revolução russa de 1917. A seguir à revolução Vermelha, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pela mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia da Mãe e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldova e Ucrânia), e verifica-se pelas ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres (quaisquer mulheres). Quando a Checoslováquia integrou o Bloco Soviético, esta celebração foi apoiada oficialmente e gradualmente transformada em paródia — ver MDŽ.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
Por fim...uma definição de Mulher! Para tal clicar aqui!
(from...Wikipedia)

Sunday, March 05, 2006

A resposta Holandesa...


Criticado por muitos, odiado por outros tantos, mas amado por alguns, não fosse ele o treinador do melhor e maior clube do mundo, Ronald Koeman respondeu prontamente às críticas que lhe têm sido feitas. Fê-lo com a espontaneidade holandesa, mas utilizou um gesto típicamente português... A imagem fala por si! Mas o aviso fica feito. Da próxima vez que o criticarem pelas escolhas tácticas dum encontro que envolva o glorioso Benfica, ou que o criticarem por não incutir à equipa um espírito ganhador...ou até por querer ver-se livre do talismã africano Pedro Mantorras, Koeman responderá porntamente com este gesto!
Espero mesmo nunca o ver utilizar o "Toma lá"...outro gesto ainda mais português! Se isso acontecer significa que o Benfica está em estado de Koeman!

Saturday, March 04, 2006

Syriana


Bem a propósito do meu último post aqui no NudeThoughts...o filme Syriana. Com um argumento muito bom, este é um thriller político de Stephen Gaghan, onde intriga e corrupção na indústria petrolífera global são os ingredientes dominantes. É sem dúvida um filme actual...mais não vou dizer. A ver!
Mas se quiserem saber mais...cliquem aqui!

Friday, March 03, 2006

BASTA!

Basta!
Durante muito tempo, pelo menos para a blogoesfera, não escrevi mais sobre o que pensava sobre os acontecimentos em catadupa desde a publicação dos Cartoons do Profeta Maomé no jornal dinamarquês Jyllands-Postan.


Os protestos do mundo islâmico contra as caricaturas do Profeta, a agressividade com que é feito esse protesto e o ódio suscitado por este acto levantam várias questões de fundo. A primeira, porque não mostram os muçulmanos tanta determinação e agitação para falarem de conceitos tão nobres como democracia, igualdade e, fundamentalmente, direitos humanos?

O mundo islâmico é caracterizado por regimes absolutistas, onde actos coercivos e subversivos são praticados à luz do dia. Desemprego, pobreza, violações inequívocas dos direitos humanos são nota comum no Islão… Mas ali, o cidadão comum não pode sequer questionar o estado em que vive sem que no instante seguinte sofra na pele o que acabou de dizer. Quando vejo o arrastar duma situação, que já se esgotou em si própria a partir do momento em que o primeiro-ministro dinamarquês afirmou que sendo a Dinamarca um estado de direito, livre, os autores das caricaturas seriam julgados pelo que haviam feito e então sentenciados, (ou não!) – revolto-me! Mas não me revolto como fazem os muçulmanos!
Quando me apercebo que milhares de pessoas muçulmanas, ou com afinidades muçulmanas, saem às ruas, um pouco por todo o mundo, para protestar contra as caricaturas, e, incentivadas por “entidades superiores” contra o mundo ocidental – fico com pena! Tenho pena que o povo muçulmano (não todo, em boa verdade) prefira a destruição, a violência… prefira ver numas caricaturas um tremendo insulto ao Profeta Maomé, mas não achem que a injustiça, a tortura em que vivem constantemente, com restrições na sua própria liberdade não sejam também um insulto ao Profeta! Esse mesmo Profeta que pediu igualdade entre irmãos…Afinal, “quando alguém nasce, nasce selvagem” e não preso!

Este trata-se, provavelmente, dum caso de ira mal direccionada…com o receio de perderem o pouco que tem, e assim o povo islâmico prefere seguir alguns governos locais, (com outros objectivos!), em protestos contra o mundo ocidental, do que sofrer as represálias desses mesmos governos num caso de manifestação por direitos como a democracia, falta de emprego…mais participação política.
Depois…quando falo em governos e governantes daquelas paragens, deparo-me com atitudes e comunicações tão arrogantes como insensíveis perante o sofrimento e desaparecimento de seis milhões de pessoas como aconteceu durante o Holocausto. O Irão, na pessoa do seu presidente Mahmoud Ahmadinejad é um exemplo disso dizendo claramente que “O Holocausto é um Mito”. Embora eu não queira recordar aqui o Holocausto e o Nazismo, penso que nos tempos que correm, o Terrorismo, muitas vezes praticado pelos fundamentalistas Islâmicos contra o ocidente mais não é do que o reavivar daquilo que foi o Holocausto – será que a sua tentativa de desvalorizar o Holocausto é mais uma manobra para desvirtuar um facto inequívoco da nossa infeliz história ocidental? Quererão eles desculpar o Nazismo e o seu triste legado como forma de desculpabilizar alguns dos seus actos? Haverá algum Deus que defenda a morte para que a Sua palavra prevaleça? Infelizmente a maioria dos ocidentais em tempos pensou assim! O Cristianismo e seus seguidores já pensou assim…mas mudou!
Que pena dependermos também nós, ocidentais, do mundo islâmico, devido ao seu poderio em termos de recursos energéticos – leia-se ouro negro! Talvez se não houvesse esta dependência e subserviência desde os Estados Unidos da América (os justiceiros do ocidente) até à Europa a história fosse outra…Talvez…
Basta!

The American World

Cliquem na imagem para aumentar!
E não será esta sátira uma breve aproximação à realidade?!

Thursday, March 02, 2006

Bansky

Poucos conhecem a sua verdadeira aparência - vem sempre de chapéu, nariz e barba falsos -, mas muitos já reconhecem a sua obra. Bansky é um artista de graffiti nascido em Bristol, Inglaterra – e é já uma lenda urbana. Diz-se que algumas das suas obras chegam a custar mais de 10 mil libras. Uma das suas acções mais conhecidas foi um plano coordenado para infiltrar as suas obras em quatro dos mais importantes museus de Nova Iorque no mesmo dia. E conseguiu. Primeiro levou o seu próprio quadro de uma lata de sopa para dentro do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, pendurando-o numa parede. O quadro permaneceu ali três dias, sem ser notado. A segunda intervenção deu-se no Museu Brooklyn. Bansky conseguiu lá meter uma tela a óleo mostrando um almirante da era colonial, ao qual ele acrescentou uma lata de spray e frases anti-guerra como pano de fundo. Os outros dois “alvos” foram o Metropolitan Museum of Art e o Museu Americano de História Natural. Neste último, Bansky colocou um besouro com umas asas de caça-bombardeiro e mísseis presos ao corpo. Não é a primeira vez que realiza estas façanhas. No ano passado, conseguiu colocar trabalhos dentro do Louvre, em Paris, e da galeria Tate, em Londres. “Foi a minha irmã quem me inspirou a fazer isso”, contou Banksy numa das suas raríssimas entrevistas. “Um dia ela estava a deitar fora pilhas dos meus trabalhos e eu perguntei porquê. Ela respondeu: Ora, até parece que um dia eles vão ser pendurados no Louvre!” Bansky tomou o comentário como um desafio: “Para quê esperar até eu estar morto?” from Bitaites
Um exemplo da sua obra...magnífico!
Segregation Wall, Palestine.

Viajar no Tempo


Há momentos mágicos que marcam a nossa vida! De facto, e como é muito normal intitularmos estas passagens da nossa vida, tratam-se de momentos mágicos... Assim, e numa das muitas deambulações que costumo fazer pela net (e também graças à "ajuda" de algumas pessoas) deparei-me com uma iniciativa de revivalismo que não poderia deixar passar. No site Mistério Juvenil, podemos encontrar o Momento Mágico. Trata-se, nada mais nada menos, dum espaço onde são recuperados "momentos" que marcaram toda geração dos anos 70 e 80, com links para as músicas de inúmeros spots publicitários. Ali também podemos encontrar referências a programas de animação juvenil (quem não se lembra de Tom Sawyer?!), séries de ficção, musica... Os momentos que perderem a viajar no tempo não serão perdidos! Disfrutem...valerá a pena!

Wednesday, March 01, 2006

Problema resolvido?!

Não é de todo o tipo de post que mais me apraz trazer...mas de facto é de enorme utilidade para qualquer homem! Um dos tormentos que usualmente acompanha o homem desde o princípio da sua vida é precisamente o pingo! Se não é na cueca, é no boxer ou mesmo na perna... Felizmente há iluminados que estudaram o problema e descobriram a forma de acabar com este problema típicamente masculino. Tomem bem nota das opções...