Wednesday, May 31, 2006

A razão!

Sá Pinto não vai representar mais nenhum ano o Sporting...Eis a razão!

Campanhas Publicitárias...

Tuesday, May 30, 2006

Scolari, o Mundial e nós!





Já aqui escrevi no Nude Thoughts sobre este assunto mas não resisto a fazer um último comentário à nossa selecção, ao seleccionador e ao mundial 2006, adaptando em parte um artigo de opinião que vi no blog Desblogueador de Conversa. Desde o início o comandante técnico da Selecção Nacional de Futebol, Luís Filipe Scolari, tem sido alvo de muita polémica – é um facto. Antes de me lançar neste artigo de opinião, quero alertar que sou Sportinguista de alma e coração, e não renego o meu clubismo! Não me considero um doente da bola, mas explano assim a minha “cor” futebolística para evitar alguns ataques rasteiros, mesquinhas ou eventualmente alguns mal entendidos.
Findado o campeonato e todas as provas que envolviam o meu clube sofro agora com a Selecção Nacional. Apesar de ser um sentimento diferente, a Selecção Nacional desperta em mim um sentimento diferente, algo de nobre…não é explicável! Depois é importante que esclareça uma coisa, uma vez seleccionados os jogadores que vão representar a Selecção, eu esqueço o meu clube e visto a camisola da Selecção! E aqui, apesar de ter uma opinião, que já manifestei, sobre os seleccionados, tanto me faz se se tratam de jogadores que provenham do Benfica, do F.C. do Porto, do Sporting, do Dragões Sandinenses, etc.. Se eles forem a melhor opção, sob a óptica do seleccionador para aquele lugar, para mim, acaba por ser o mais importante.
Assim sendo, e reportando-nos aos factos, os 23 seleccionados que irão constituir a nossa 4ª selecção num Campeonato do Mundo de Futebol já foram escolhidos!

Das nossas anteriores participações há a registar somente um brilhante 3º lugar, logo na estreia, em 1966. De 1986 e 2002 nem vou falar de tão vergonhosa que foi a participação dos nossos representantes: recordemo-nos da vergonha que foi o “Caso Saltillo” (1986) ou o famoso estágio de Macau (2002).
O Saldo

Como é fácil ver, o saldo é tudo menos positivo e de que nos mereça orgulho. Ao longo destes anos do que me lembro é da típica dorzinha dos “ses”. Ou seja, se aquela equipa ganhar àquela e se aquelas duas empatarem, talvez se ganharmos por 7 à França consigamos participar naquela grande prova internacional. Houve excepções é um facto – 2002 e 1986. Muito pouco, para o “Brasil” da Europa!

Scolari

Scolari chegou a Portugal com vários títulos no currículo, sendo um deles o de Campeão do Mundo. Também trazia um longo historial de conflito com a Imprensa e sobretudo sendo ele o Sargentão, devido à sua intransigência na tomada de algumas decisões, nomeadamente na escolha de jogadores, quer na selecção brasileira, quer nos clubes por onde passou. O mediático caso Romário é o mais conhecido e o que melhor retrata este facto. Foram várias as pressões mas o “baixinho” ficou em casa e percebe-se o porquê. Romário é bastante conhecido pelas suas noitadas, indisciplina (dentro e fora do campo), falta de aplicação nos treinos, algo que sempre compensou com golos, muitos golos. Scolari não vai nisso e embora o Brasil tenha mil e um Romários e potencial para formar inúmeras selecções capazes de lutar pelo título mundial não é fácil consegui-lo – com Scolari conseguiram-no.

Agora, e como nunca, os critérios de selecção dos nossos jogadores foram postos em causa.
Vejamos:
1. Caso Vítor Baía. Vítor Baia, foi titular da selecção nacional em 3 fases finais de Campeonatos do Mundo/Europa. Na Selecção nunca o vi como um supra-sumo da baliza. Falhou como os demais, e não é nenhum escândalo o Vitor “Balizas” não ir ao Mundial. Se não foi convocado até aqui, não percebo o porquê de continuarem a insistir nesta tecla.

2. Caso "jogadores não titulares nos clubes a serem convocados". Para mim este é um tema muito quente e o mais sujeito a discussão. Contudo parece-me que muita gente não quer ver o que é fácil de perceber - a forma de funcionamento de Scolari. A selecção passou de ser uma amálgama de jogadores que estão em boa forma numa determinada altura, para passar a ser um grupo de jogadores que garantiram o apuramento e que dão certas e determinadas garantias ao seleccionador. Quem perceber esta visão, entende as convocatórias. Quem não o fizer continuará ad eternum a discutir as suas escolhas. A dizer que o Manel das Fintas é melhor que o Manel Revienga da Silva e que o seleccionador é uma besta.
É de extrema importância um núcleo duro de jogadores, que se sabe o que podem fazer, como reagem, como interagem uns com os outros, como resolvem conflitos, que actuam como um grupo, que se sabe como actuam em grupo, como sentem a camisola, como embirram uns com os outros…
Basicamente, é tentar aplicar a um grupo de profissionais, aquilo que de bom, têm os métodos militares de preparação de pessoas – daí o seu nome de Sargentão. É uma filosofia aplicada aos poucos e poucos, nos diversos jogos e estágios que ocorrem em cada ciclo de qualificação. Os jogadores que fazem grande parte dos jogos de apuramento, são naturalmente recompensados com a eleição para a selecção para a Fase Final. Dificilmente haverá neste tipo de convocatórias, lugar para malta com Taxa de Bazófia em excesso, jogadores demasiado individualistas, jogadores com o ego demasiado insuflado, que criem certo tipo de conflitos. Uma vez escolhido este núcleo duro, muito dificilmente o treinador abdicará destes jogadores. O problema de muita gente neste país, é que ainda não percebeu isto e continua a reclamar por algo que Scolari nunca lhes deu, nem dará (escolher sempre os jogadores que estão em melhor forma, num determinado momento) e continuará a dizer que esta é a "Selecção dos amigos do Scolari" ou a "Selecção do Scolari" em contraposição à Selecção de Portugal. Pelos visto, também aqui, e depois de ver a Selecção com Costinha a jogar, dou razão a Scolari!

3. Caso Quaresma. Depois de terem desistido do caso de Baía (uma vez que já nem o treinador do seu clube lhe entrega a titularidade), os responsáveis – e por tabela os adeptos, sempre tão bem mandados – do Futebol Clube do Porto, viraram-se para este seu jogador reclamando a sua convocação. Gostava de ver este jogador no Mundial, não nego, mas não me escandaliza a sua não-convocação, por coerência com o que disse anteriormente. Senão, quantos jogos de apuramento fez o jogador? Zero! Quantas vezes foi convocado? Uma, para um jogo particular. Tudo isto, e juntando alguma irregularidade exibicional, nomeadamente nos jogos "a doer" – o Porto só ganhou um jogo com os grandes e recordemo-nos das exibições deste jogador nos referidos jogos! Acho que o tempo de Quaresma virá, em breve. Acho que se Scolari ficar nesta selecção irá convocar Quaresma para que dê o seu contributo no apuramento para o Euro-2008. E depois, findada a nossa participação no Euro2006 sub-21, percebe-se que este ainda não era o momento de Quaresma.
Da origem das críticas

Para mim, Scolari, até à data, pelos resultados apresentados, é o um dos melhores seleccionadores nacionais de futebol de sempre, à semelhança de outro brasileiro – Otto Gloria. Foi a uma final de uma grande competição internacional e apurou Portugal com alguma "aparente facilidade", sem derrotas e com um dos melhores ataques da zona de apuramento europeia. Mas isto não chega para os críticos. Críticos que são quase sempre os mesmos…e para quem nunca nada está bem!

E assim se vive neste país à beira mar plantado…

O que me preocupa...

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Monday, May 29, 2006

Pensamento da Semana

Jogar mais Duro!

Ontem, ao ver o jogo da nossa selecção sub-21 pude constactar que era recorrente frases cuja mensagem era a mesma: temos que jogar mais duro! A defesa tem que jogar duro! Temos que ser duros a jogar!
Claro que não vou colocar tudo o que ouvi, pois não é necessário, nem seria agradável colocar palavrões que explanam na perfeição o sentimento de exclusão das meias finais do Europeu Sub-21. O que quero trazer aqui é uma opção para a nossa selecção. Claro que esta opção não nos vai ser útil para os sub-21 mas poderá ser extremamente útil para os AA. Se é necessário jogarmos mais duro, porque não ir buscar o próprio Durão?
É bom de bola, finta como ninguém, e em último caso consegue de(s)marcar-se como ninguém! Vá Scolari, ide convocá-lo...precisamos de alguém assim!
Precisamos do Durão pá nossa Selecção!

Da Ilusão ao Fiasco...


Como era de esperar a nossa selecção de sub-21 acabou por confirmar o fiasco que foi esta sua participação no Europeu 2006. Esta é, mais uma vez, a prova viva de que as vitórias constróem-se dentro das quatro linhas e não fora delas. O termo-nos assumido como candidatos à vitória final não passou, como é apanágio, duma reles declaração demagógica por parte de equipa técnica e jogadores. Poder desculpar-se os resultados com as arbitragens é possível, mas a verdade é que os jogadores estiveram muito aquém das espectativas, nomeadamente as "estrelas" da equipa, leia-se, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Raúl Meireles e Hugo Almeida. Para eles, embora existisse a possibilidade de não estarem naquele lote de jogadores mas NOUTRO, nomeadamente o do Mundial, este era um teste de fogo ao seu profissionalismo, mas acima de tudo, à sua maturidade. Como se comprovou, ela não existe, dando, em certa medida, razão à sua não convocação por parte de Scolari! Pode ser que após o Mundial, e com a mais que provável transição de alguns destes jogadores para a selecção A, eles cresçam...
No entanto, há algo que tenho que enaltecer. O público! Demonstrámos, uma vez mais, que estamos diferentes! Não é na vitória que nos revelamos ganhadores, mas sim na derrota...
Como povo estamos de parabéns!

Friday, May 26, 2006

O nosso gesto ao Europeu Sub-21!

Isto foi o que os nossos jogadores fizeram ao título de Campeões Europeus de Sub-21 que tanto proclamaram vir a ser seu em breve! Qual Quaresma, qual Moutinho, qual Raúl Meireles...
Humildade e menos idas ao cabeleireiro nas vésperas dum torneio desta envergadura talvez fosse a receita para o sucesso. MAS ainda há uma restea de esperança. Essa sim a última a morrer...
Sempre, FORÇA PORTUGAL!

Thursday, May 25, 2006

O que uns sakés fazem...

Esta notícia que vos trago é algo incrível! Parece que investigadores nipónicos afirmam ter conseguido reconstituir as vozes da Gioconda e de Leonardo da Vinci. Ora nada mais oportuno tendo em conta que estreou recentemente o filme «Código Da Vinci».
Partindo dos retratos da Mona Lisa e do seu autor, investigadores de um laboratório especializado em acústica reconstituíram-lhes as vozes com base na sua morfologia facial, através de métodos utilizados nos inquéritos criminais.
Os resultados da experiência estão disponíveis no site japonês da Microsoft. Clicando na imagem deste post podem aceder ao referido site!

«Pensamos ter conseguido reconstituir as vozes mais próximas possíveis, ou até talvez exactamente as mesmas», afirma no site o responsável pelo laboratório, Mastumi Suzuki.
A partir do célebre retrato da Mona Lisa, Suzuki, um antigo engenheiro da polícia científica, estimou que ela tinha 1,68 metros de altura e um timbre de voz relativamente baixo para uma mulher. «Não podemos saber ao certo que tamanho teria, mas medimos o comprimento do seu indicador direito, comparando-o com a altura média das italianas», explicou. Mona Lisa teria também uma voz um pouco nasalada, tendo em conta o tamanho do nariz, ainda segundo o engenheiro japonês.

A voz de Leonardo da Vinci foi reconstituída a partir do célebre auto-retrato do pintor italiano que o representa com uma longa barba branca e cerca de 60 anos. «Como a barba encobre boa parte da cara nesse retrato, não conseguimos estabelecer precisamente a morfologia do rosto. Pensamos que tinha um grande queixo quadrado, correspondente a um timbre de voz doce e baixo», precisou Suzuki.

Vaticano actualiza lista dos pecados modernos


Há uns tempos saiu a notícia de que passar muitas horas a ver televisão, fazer buscas na Internet ou simplesmente ler o jornal são actividades consideradas pelo Vaticano como «novos pecados», de acordo com a nova orientação enunciada pelo cardeal Francis Stafford. Ora, este é um assunto muito relevante, pois segundo esta nova emenda dos pecados mais vis e promíscuos, toda, e qualquer alma que vir esta página está a pecar! Pois é meus amigos pecadores...
Depois, quem televisionar os jogos do Mundial ou eventualmente do Europeu de Sub-21 estará também a prevaricar. Já para não falar dos próprios jornais diários, semanais ou quinzenais! É pecado aceder a este tipo de meio informativo...
Agora eu também tenho uma questão! Como vamos nós ver as transmissões das missas ou dos cortejos religiosos na televisão? Estaremos a pecar? Não usa a Igreja estes meios para propagandear a palavra do Senhor, ou direi antes a sua própria palavra?
A Igreja incorre, assim, num pecado ainda maior que é o de influenciar os seus discípulos no sentido de prevaricarem, de pecarem! Digo eu...não sei!

Wednesday, May 24, 2006

Ergam-se de novo!


Vá nada está perdido! Temos que acreditar, como sempre fizémos. Mas se num Europeu de Sub-21 algumas das nossas estrelas comprometem assim...que dizer se algumas estivessem num Mundial? Mostrem que tem valor também para um Mundial!

Tuesday, May 23, 2006

The Da Vinci Code


The Da Vinci Code já estreou. E desde Londres a Cannes, as críticas dividem-se. Bem filmado, dizem uns. Excessivamente longo, dizem outros. Partes rídiculas, finalizam terceiros...
Era certo que o filme não reuniria consensos, sabendo-se de antemão as reacções que o livro suscitou. Mas certamente ninguém esperaria ver mais de metade do anfiteatro de Cannes de braços cruzados no fim da projecção, quando palmas era o mínimo esperado.
Realizado por Ron Howard, The Da Vinci Code é um filme que vagueia entre o suspense, a acção e as revelações históricas. Para livro, funciona muito bem, mas transpor para o grande ecrã certas cenas torna-se bem díficil. Num filme em que o ritmo da intriga principal é alucinante, as intrigas secundárias, explicações e flashbacks são deveras dificeis de filmar, os sentimentos que deveriam provocar quase impossíveis de transmitir. Howard arriscou-se, e apesar de ao que tudo indica ter falhado nessa parte, continua um mestre em expandir suspense até ao fim e a criar planos e sequencias acção de grande qualidade.
De Hanks, como já foi dito na antevisão, nunca se espera nada verdadeiramente mau e é também para aí que apontam as perspectivas do Código. Nada de prodigioso, nada de comprometedor.


Após tanto tempo de espera, também eu posso agora ter a minha opinião sobre o tão aguardado filme. E, na minha singela opinião, o filme está, no compto geral, bastante bom! Eu gostei do filme! Penso que os flashbacks foram bem conseguidos e que a história do filme é uma transcrição quase fiel do livro de Dan Brown. Há no entanto algumas criticas a serem feitas a este filme, como por exemplo alguns gracejos por parte do realizador acerca da figura, supostamente divina, de Sophie Neveu - a descendente actual do Sangue Real! Para além do facto de momentos antes do final do filme a "esquecimento" do irmão de Sophie Neveu não me pareceu de todo uma mais valia para o filme!

Quando li o livro imaginei aqueles personagens como pessoas reais e agora que vi o filme só mesmo o detective Collet me deixou um pouco desiludido. Não o imaginava assim...

Mas, serve isto para dizer que é uma optima aposta ir ver este filme. Merece a pena!

Queremos essa vitória!

Com esta equipa...é para sermos campeões!

Monday, May 22, 2006

Os verdadeiros mercenários!


A NOTÍCIA
A Sport TV confirmou, ontem, à agência Lusa, ter alertado várias entidades para a proibição de exibir publicamente os jogos do Mundial de Futebol 2006, que vai decorrer na Alemanha a partir do dia 9. Segundo explicou fonte oficial da estação, "os direitos de transmissão televisivas foram comprados pela Sport TV e pela SIC, mas a Sport TV comprou todos os direitos de exibição pública". O que quer dizer, acrescentou, "que os jogos transmitidos pela SIC também não podem ser exibidos publicamente" em ecrãs gigantes colocados na rua ou em estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes.

Ressalvando não saber como será feito o controlo pelo canal codificado do desporto, a mesma fonte admitiu que esta decisão do conselho de administração do canal "visa sobretudo evitar as acções [de exibição pública] que estão a ser preparadas por muitas juntas de freguesia".

"A Sport TV não quer entrar em guerras com ninguém mas também não quer ser prejudicada", concluiu.

Entretanto, a Associação da Restauração e Similares de Portugal enviou uma carta ao Presidente da República para protestar contra esta proibição e admitiu, à SIC, interpor uma providência cautelar para suspender a decisão comunicada pela Sport TV.

O Comentário
A SportTV pode efectivamente proibir a exibição das partidas do Mundial em locais públicos. Pelo que sei, em termos jurídicos é possível a SportTV fazê-lo. Mas aqui entra um conceito que para mim é muito valioso - a moral!
A SportTV não deve obviamente sair prejudicada, não é disso que se trata, acho que sendo um canal privado deve usufruir desse estatudo fazendo-se pagar, e bem, para que o cidadão comum possa ter acesso às suas emissões. Mas sendo a nossa selecção uma das participantes do Mundial 2006, não seria importante o povo ter acesso a estas emissões. Será que a não verificar-se a boa fé e moral do Sr. Joaquim Oliveira (um dos irmãos Oliveirinha) não haverá ninguém de bom senso neste país que aceda a estas iniciativas de algumas juntas de freguesia no sentido de as permitir, interpondo-se a esta decisão da SportTV?! Afinal, não é de hoje que os cafés têm SportTV para os seus clientes...
Outra questão com que me deparo...Será que com esta atitude a SportTV conquistará, afinal de contas, mais clientes?! Não me parece...não me parece mesmo!

Thursday, May 18, 2006

MUDASTE!


A propósito do slogan duma conhecida marca de Ice Tea - Mudáste, aqui fica a merecida homenagem ao rei da pop portuguesa dos anos 80. O conhecido, Marco Paulo!
As palavras são poucas para este senhor que deixou a imagem popularucha (à direita) para adoptar uma imagem de homem de classe. A minha homenagem ficará concluida com a letra duma das suas grandes canções: Taras e Manias, um original de Elymar Santos.

Quando você vem com essa cara
De menina levada
Para a brincadeira
Dá-me, um arrepio na pele
Sinto água na boca
Para ficar com você
Você não tem um pingo de vergonha
E todo homem sonha

Ter alguém assim
Realizando minhas fantasias
Taras e manias
Você vem pra mim

Uma lady na mesa
Uma louca na cama
Na maior safadeza
você diz que me ama

Me fazendo a cabeça
Cocktail de loucuras
Quando você começa
Ninguém mais te segura

E mexe remexe
Se encosta se enrosca
Se abre se mostra toda pra mim
Me agarra, me lanha, me arranha
Não muda que eu quero você sempre assim

Que ressabiados!



Mas que belas iniciativas que se podem ver na net! Realmente há indignações para todos os tipos. Vem agora mais uma, contra o grande cicerone das indignações - Scolari! Parece que existe uma petição contra ele, para que vá embora, mas só depois do Mundial! Então porque não para já? Não querem fazer uma petição para que ele vá já embora? Seria melhor talvez...
Não me revejo minimamente em destabilizadores nem em mentes facciosas. Nessas mentes que minam a harmonia que é extremamente necessária à nossa Selecção! É pena que no nosso país não nos lembremos de passado negro da Selecção aquando das participações em Mundiais anteriores, onde os estágios de preparação haviam sido mal orientados, a indisciplina era nota dominante e onde havia sempre tempo para um sambinha com a prostituta da esquina. Os tempos são outros, tenha a selecção o jogador da equipa verde, azul ou encarnada! O patriotismo que hoje é necessário não é para com o Seleccionador, é para com o significado da Selecção... Os que foram escolhidos, já o disse aqui, vão representar-nos, e aposto que deixarão a pele em campo. Se no final não comseguirem honrar o nome de Portugal...então aí terão que se pedir responsabilidades a quem as tem. Mas agora, deixem-se de merdas e párem com o Boicote...Sejam portugueses de corpo e alma! Apoiem a selecção...e o seleccionador!
Força Portugal!



(a petição aqui!)

Wednesday, May 17, 2006

The mistake

Esta é...talvez uma das Histórias mais hilariantes da Televisão moderna! Pois, ontem na BBC news, Guy Goma, um congolês que esperava uma entrevista de emprego na conhecida estação televisiva, foi entrevistado em directo tendo sido tomado por Guy Kewney um expert informático. É um momento, no mínimo, genial!

Tuesday, May 16, 2006

Sem limites para o sonho...



O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, divulgou há algumas horas, em conferência de imprensa realizada no auditório da Federação Portuguesa de Futebol, os nomes dos 23 jogadores que disputarão o Mundial'2006, que se realiza de 9 de Junho a 9 de Julho na Alemanha.
Scolari não surpreendeu antes confirmou o que a comunicação social vinha a anunciar desde há algum tempo... Vítor Baía, João Moutinho e Quaresma três dos jogadores que a opinião pública mais gostaria de ver na selecção ficaram de fora. Meias-surpresas, porque também já se calculava que fosse assim, são as chamadas de Bruno Vale, Ricardo Costa e Hugo Viana.

CONVOCADOS

Guarda-Redes: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Bruno Vale (FC Porto/Estrela da Amadora).

Defesas: Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Chelsea), Fernando Meira (Estugarda), Caneira (Valência/Sporting), Ricardo Costa (FC Porto) e Nuno Valente (Everton).

Médios: Petit (Benfica), Costinha (Dínamo Moscovo), Tiago (Lyon), Maniche (Dínamo Moscovo/Chelsea), Hugo Viana (Valência), Figo (Inter Milão), Deco (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Simão (Benfica) e Boa Morte (Fulham).

Avançados: Pauleta (PSG), Nuno Gomes (Benfica) e Hélder Postiga (Saint-Étienne).
O meu comentário:
Esta é a Selecção de Todos Nós! Não sou apologista da crítica fácil...
Por isso, e apesar de esperar ver nesta lista de convocados nomes como Tonel (em vez de Ricardo Costa), Ricardo Quaresma (em vez de Boa Morte) e João Moutinho (em vez de Hugo Viana) e...Vítor Baía (em vez de Bruno Vale), penso que esta é a melhor convocatória para um País que quer ganhar prestígio numa competição como a Copa do Mundo! Por outro lado, convém não esquecer que temos um Europeu de Sub-21 a ser disputado no nosso país, no qual vamos lutar pelo ceptro de campeão europeu! Ora. não penso que Quaresma retire lugar a nomes como Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa...no onze titular da NOSSA Selecção. Pelo contrário, acho que será bem mais útil no onze da equipa sub-21, e uma peça valiosíssima nesse onze! Tal como João Moutinho, uma pedra preciosa na arte de bem jogar futebol, que seria muito útil para substituir Deco, mas só em segunda opção, ou terceira (não nos esqueçamos de Tiago!). Depois, considero que nesta lista o eterno nome de Baía não passaria duma terceira opção para a guarda da nossa baliza, pelo que o seu nome não trará grande controvérsia. Já o nome do defesa central/esquerdo Ricardo Costa poderá, esse sim, ser o que mais polémica levantará. Pessoalmente preferiria o nome de Tonel, mas...a escolha está feita e acredito que não terá sido fácil.
Não vou criticar as escolhas por ora, os críticos a seu tempo o farão! Agora é tempo de, sem exageros, apoiar a nossa selecção. É tempo de dar todo o nosso carinho e confiança àqueles que vão defender as nossas cores e esperar que esta participação em mais uma grande prova seja tão boa como a última! Scolari pode não ser o melhor treinador do mundo, mas trouxe para a nossa selecção algo que faltava, respeito pela bandeira...amor verdadeiro à pátria.
Força Portugal! Não há limites para o sonho...

Monday, May 15, 2006

O Quaresma e o Moutinho não vão ao Mundial?!

O Assalto




Este é, talvez, o assalto mais mal sucedido da história! Tal como o assalto constante que o governo nos faz à nossa carteira...Senão, com tanta medida impopular no sentido de melhorar a nossa economia, o que é um facto é que nada mudou após um ano de governação! A crise veio para ficar e os nossos bolsos teimam em não ficar mais sorridentes, perdoem-me o tom metafórico.

Tal como este assaltante, o nosso governo mostra-se como um mau "assaltante"...Pena é não podermos ser o dono desta loja de conveniência e inverter os papéis! Pena mesmo...

Friday, May 12, 2006

Estado condenado a pagar milhões às vítimas


O julgamento do processo Casa Pia ainda não chegou ao fim, e já o Estado foi condenado a pagar mais de dois milhões de euros de indemnizações a 44 vítimas de abusos sexuais da Casa Pia de Lisboa (CPL). Trinta e nove vão receber, individualmente, 50 mil euros. Para outras cinco a indemnização é de 25 mil euros. A decisão é do tribunal de tipo arbitral criado em 29 de Junho por decisão dos ministérios da Segurança Social, Finanças e Justiça.
Os juízes deram como provado que os jovens foram abusados e que muitos desses abusos ocorreram por negligência dos responsáveis da instituição pública de ensino. Por isso, mandaram que o Estado assumisse as suas responsabilidades e abrisse os cordões à bolsa. (...) Ao que o DN apurou, estes juízes só precisaram de sete sessões para darem como provada a existência de abusos sexuais na Casa Pia e a negligência da instituição . "Foram ouvidas algumas dezenas de testemunhas", garantiu ao DN António Maria Pereira.(...)
OU SEJA

«a.) Uns gajos abusaram dumas crianças, o caso foi descoberto mas o processo judicial arrasta-se há anos sem resultados. Só o próprio julgamento já começou em Novembro de 2004 e não há previsão de terminar, implicando, entre outras coisas, o gasto de dinheiro (dos nossos impostos) para o funcionamento do tribunal.
b.) Entretanto o governo (ministérios da Segurança Social, Finanças e Justiça), que é o administrador do Estado, com o dinheiro dos nossos impostos, decidiu criar um "tribunal de tipo arbitral", aparentemente à margem do processo normal do caso Casa Pia.
c.) Esse outro tribunal em apenas sete sessões deu como "provado que os jovens foram abusados e que muitos desses abusos ocorreram por negligência dos responsáveis" da Casa Pia. Assim, esse tribunal decidiu condenar o Estado (nós) a pagar indemnizações às vítimas.
d.) Como o Estado funciona com o dinheiro dos nossos impostos (directos e indirectos), isto significa que eu, e tu e quem paga impostos, vamos indemnizar as vítimas porque uns gajos abusaram delas e os "responsáveis da instituição pública" negligentemente permitiram.
e.) Se há criminosos e responsáveis negligentes, porque é que tenho que ser eu a pagar as indemnizações com o dinheiro dos meus impostos?
f.) Se eu cometer um crime ou for negligente no meu trabalho alguém vai pagar pelas minhas falhas?
g.) Só posso concluir que o arrastamento no processo Casa Pia no tribunal "normal" interessa a alguém e a criação do tribunal "arbitral" pelo governo para pagar indemnizações com o nosso dinheiro faz parte dessa teia de interesses. Curiosamente, no julgamento do caso, em que há acusados, com cara e nome, nada se resolve. Mas, por outro lado, no "tribunal arbitral" rapidamente se chega à conclusão que uns "responsáveis da instituição pública" foram negligentes, mas como não têm nome nem cara quem paga as indemnizações somos todos nós. »
dum anónimo

Thursday, May 11, 2006

Saturday, May 06, 2006

Wednesday, May 03, 2006

Ela está a chegar!

Ela está aí! Com um programa melhor ou pior que os demais anos, este é O evento dos estudantes de Portugal! Quem estudou ou estuda em Coimbra percebe o que digo...Quem já viveu as experiências inigualáveis de uma Queima das Fitas sente o mesmo que eu sinto! Coimbra tem mais encanto, aquando da Queima!

Cordão Humano

Ora aqui está uma iniciativa lançada pela GalpEnergia no sentido de formarmos um cordão de apoio à nossa Selecção Nacional. Na impossibilidade deste cordão ser feito com pessoas reais, ele pode ser feito virtualmente, visto querer ligar Portugal à Alemanha! Eu já me inscrevi...Cliquem na imagem e, se assim o entenderem, juntem-se a esta manifestação de apoio à nossa selecção! Viva a Selecção de todos nós :)