Tuesday, January 23, 2007

Because everybody has a secret life...

Referendo à IGV...e não ao Aborto!

No dia 11 de Fevereiro, os portugueses vão votar a despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG) e não o aborto! Parto do pressuposto que todos somos contra o aborto. Ficam agora aqui alguns links de apoio às diferentes facções de apoio. Primeiro o SIM:

Também podem encontrar links para outras páginas de apoio ao não da IVG sendo que chamo especial atenção para este site: Assim Não, do professor Marcelo Rebelo de Sousa. Valerá a pena ouvir o clip que nele encontrarão! Ainda não me decidi, preciso de mais informação, pois vou repensar o meu voto! A sério que vou... Mais links de apoio ao Não
Blogue do Não

Justiça...ou não?


A versão da família que acolhe a menor
A versão da família é descrita ao PortugalDiário pela advogada Sara Cabeleira que defendeu o sargento Luís Matos Gomes. A criança nasceu em Fevereiro de 2002 e o pai biológico nunca manifestou interesse pela menor até ser convocado pelo Ministério Público, em Maio de 2003, para realizar testes de ADN com vista a averiguar a paternidade.
O casal foi ouvido no processo de regulação do poder paternal e por determinação do juiz a criança deveria manter-se na família que a acolheu até à decisão final do processo. A partir daí, nunca mais foram chamados.
Entretanto, o processo de adopção ficou suspenso até ficar decidida a regulação do poder paternal.
Em 2004 o Tribunal de Torres Novas decide atribuir o poder paternal ao pai biológico. O casal é notificado da decisão em Julho e recorre para o Tribunal da Relação de Coimbra por entender que devia ter sido ouvido como parte nestes processo e não como mera testemunha.
Não lhes é reconhecida legitimidade para recorrer e, em 19 de Janeiro de 2005, reclamam para o Tribunal Constitucional que decide aceitar o recurso, que está pendente desde essa data.
A advogada lamenta que «a juíza que disse ao arguido o senhor está aqui por amor a uma criança tenha sido a mesma a condená-lo a pena de prisão».


A versão do pai biológico
A versão do pai biológico é contada pelo seu advogado, José Luís Martins. Baltazar teve uma relação ocasional com a mãe da menor, imigrante brasileira, que aos oito meses de gestação o informou de que era o pai do bebé. Descrente em relação à paternidade, o progenitor acedeu, no entanto, em realizar os testes de ADN quando para isso foi chamado pelo Ministério Público.
Quando soube que os testes o davam como «pai muito provável», o técnico de tectos falsos decidiu perfilhar a menor e «iniciou de imediato várias diligências para encontrar a filha».
Procurou-a «desalmadamente» junto da mãe biológica e do tribunal. Quando finalmente soube que a criança residia com um casal em Torres Novas, dirigiu-se à casa «com um presente para entregar à filha e disposto a resolver tudo a bem, desde que o casal lhe entregasse a menina».
A senhora fechou-lhe a porta e foi essa a primeira e última vez que viu a criança. Há três anos que a senhora desapareceu com a menina, antes mesmo de o tribunal ter decidido conferir o poder paternal ao pai biológico.
«Há anos que a menina não é vista em público e, apesar de o médico que a acompanhou desde bebé ter jurado em tribunal que a viu no seu consultório, há dois meses, e que esta estava bem, em bom rigor, e tal como disse o tribunal, ninguém pode garantir que esteja viva».
O pai biológico «pessoa humilde e muito inteligente, não abandonou a criança e fez tudo para que esta lhe fosse entregue a bem, o que deveria ter acontecido quando aquela tinha 16 meses».
Se para muitos a conduta do casal pode ser interpretada como «amor», o advogado do pai biológico entende que «não é um amor conforme com os interesses da criança e sim um acto de egoísmo». «Quem olhar para este processo de modo imparcial, não pode deixar de entender que este casal apropriou-se da criança e não tem equilíbrio e estabilidade para criá-la».
«Se a menina tivesse sido entregue a bem, logo que o pai biológico a procurou, então provavelmente hoje o casal podia ser padrinho da menor e visitá-la regularmente». Mas isso «era se tudo tivesse sido diferente», remata.


E uma opinião, como tantas outras, retirada daqui

"Um casal recebe de uma mãe uma criança com três meses de idade, que ela não pode, não quer, não consegue criar. E uma carta desta, autorizando a adopçâo e dizendo que o pai é incognito (mais tarde um tribunal manda fazer uma prova sanguinea e afinal existe um pai biológico sim, mas que só muito mais tarde é que ele vai dizer: hei, eu sou o pai, quero a minha filha cá em casa!). A criança cresce com mãe e pai “adoptivos” a partir desses três meses de vida, ou seja, nunca conheceu outros. Aquela é a sua familia que a trata bem, com amor, respeito e dignidade. Agora o tribunal, cínico e sádico na sua superioridade de cátedra, decide não não! O sangue é que vale. A miúda de 4 anos deve ser tirada à única família que sempre conheceu e entregue a um desconhecido que primeiro se recusou a aceitar a ideia de que era o pai e agora afinal já quer experimentar. O tribunal diz que o pai adoptivo sequestrou a criança. É grotesco. O desprezo pelo trauma que esta decisão vai provocar á criança, o choque tremendo de destruir uma família em nome de uma outra que nunca existiu e que não se inventa por decreto, e a total insensibilidade desta justiça que não é feita por homens mas por automatos viciados em normas e leis hipócritas é um aviso para quem tem ilusões: a Justiça não existe nos tribunais como este, em Torres Novas. Esta justiça é cega sim. E sádica. Sem um pingo de decência."


Acrescento ainda que é angustiante ver a celeridade com que o pai adoptivo da criança foi condenado a 6 anos de prisão pelo sequestro desta criança, enquanto a decição mais importante da vida desta menina continua por ser tomada! Afinal, irá ela continuar a viver com os seus pais adoptivos (aqueles que conhece desde que se conhece) ou com o seu pai biológico, que segundo consta só agora soube onde estava a sua menina... Complicada a decisão, daí a sensação de inoperância por parte desta Justiça não me sair da cabeça!

E porque convém dar "palavra" à outra parte!


E pronto, nem sempre os frutos duma árvore são bons, há que colher outro quando o primeiro soube mal...

Monday, January 22, 2007

Ainda sobre a Carolina Salgado!

Sabem qual é a melhor Universidade Portuguesa?
O Futebol Clube do Porto, pois está claro!
Então, entram putas e saem de lá escritoras!

Wednesday, January 17, 2007

Nova definição para Salto!

Considera-se um salto toda a intromissão do pénis na vagina acompanhada de pelo menos um movimento da bacia (França, 1992).

Ainda o Scrat...

Vai um joguinho daqueles mesmo viciante? Ora é só carregar na imagem para poderem entrar na diversão do Scrat Jump!

Tuesday, January 16, 2007

Scrat...O Português em BD?


Scrat, o famoso bonequinho animado dos filmes Ice Age é, confesso, o meu preferido de todos. Ontem percebi porquê graças ao comentário de um amigo: ele simboliza o "Português"!
Afinal, luta, luta e volta a lutar por algo (a sua bolota da salvação), mas nunca a consegue apanhar... Não é este o síndrome do Português?! Luta , luta e volta a lutar pela bóia de salvação, mas nunca a apanha... e é assim durante toda uma vida, até à extinção!

O Mourinho das séries televisivas!

Sem dúvida, a melhor forma de acabar um dia...observar o Dr. House em acção! Hugh Laurie em grande...

Tuesday, January 09, 2007

Viagens Low Cost em Portugal


Há uns meses atrás, postei aqui sobre viagens low cost. Ora, encontrei um upgrade da informação que aí postei na altura. Assim, se tiverem um destino de viagem definido, cliquem no país para onde pretendem viajar a fim de obter todas as rotas low cost existentes desde Portugal para esse destino. Aproveitem...


Um link útil para visitarem SkyScanner!

Vamos testar compatibilidades?!



Created by Crazyprofile.com

As mãos e os frutos...



Trazia consigo a graça
das fontes quando anoitece.
Era o corpo como um rio
em sereno desafio
com as margens quando desce.

Andava como quem passa
sem ter tempo de parar.
Ervas nasciam dos passos,
cresciam troncos dos braços
quando os erguia no ar.

Sorria como quem dança.
E desfolhava ao dançar
o corpo, que lhe tremia
num ritmo que ele sabia
que os deuses devem usar.

E seguia o seu caminho,
porque era um deus que passava.
Alheio a tudo o que via,
enleado na melodia
duma flauta que tocava.

Eugénio de Andrade in "As mãos e os frutos"

Sunday, January 07, 2007

Para adormecer...

Os Injustiçados de Ouro!

Recentemente o Ministério da Saúde instou todos os estabelecimentos públicos de saúde a controlar a assiduidade dos seus funcionários, sugerindo sistemas automáticos para o efeito - o chamado picar o ponto! Esta prática é corrente em qualquer instituição ou empresa e visa a maximização do rendimento dos seus activos humanos, passando por um controlo altamente justo das horas de trabalho dos seus funcionários. Acho também que quem trabalha mais do seus horário normal, deve obrigatoriamente ser recompensado por isso.
Contudo, o bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, considera que esta decisão do Governo, de controlar a assiduidade dos profissionais de saúde é "lamentável, imprópria e populista". Mais acrescentou dizendo que "É uma medida que ofende os médicos", adiantando ainda que "os médicos trabalham muito mais do que para aquilo que lhes pagam". (aqui...)

Enquanto escrevo apercebo-me que quase não era necessário um comentário, mas de facto considero esta tomada de posição como uma verdadeira prova da forma como os Médicos se vêem neste país - uma elite, que como elite que são devem ser tratados de forma especial e diferente. Se esta é uma medida ofensiva, que dizer dos milhões de trabalhadores que são obrigados a cumprir com horários ao som do clock do relógio desde há muitos anos?!

Se de facto os médicos trabalham mais do que para aquilo que são pagos, nada melhor que terem a sua assiduidade controlada a fim de esta tremenda injustiça ter fim! Não creio que uma elite como a dos médicos se restrinja ao minimalismo e trivialidade destes argumentos usados pelo seu bastonário. Vá lá! São capazes de bem melhor... Afinal, são dos corporativistas que mais poder têm neste país! Acho sinceramente que por causa dum mau médico, já que profissionais maus os há em todo lado, não deve toda uma classe ser posta em causa.

Porque, Sr. Bastonário, se de facto "Na medicina, a responsabilidade é para com os doentes e não para com os horários", nada melhor do que começar por cumprir os horários para que não tenhamos pacientes horas a fim à espera dum médico que se digna a dar consultas durante duas horas numa manhã, num qualquer hospital público... a fim de poder ir tranquilamente para o seu consultório durante o resto dia - e aí sim assumirem a sua responsabilidade com os doentes! Ou será que não?

Thursday, January 04, 2007

Obrigado Mestre Markl!

Ya, mainstream...but I love it!

Ser perfeito?

O cânone da proporcionalidade humana, onde a perfeição anatómica é escrita num simples esquisso do grande mestre Da Vinci - o Homem de Vitrúvio! A perfeição...a maldita perfeição que tantos de nós aspiram e suspiram por. Não quero ser perfeito, mas quero melhorar dia após dia, este sim é um desejo meu!

Wednesday, January 03, 2007

Vergonhoso...

Sou contra a pena de morte! Fui contra a condenação à morte de Saddam Hussein...tivesse ele cometido os crimes que cometesse. Penso que tudo não passou duma manobra mal orquestrada no sentido de encontrar um bode-espiatório no sentido de culpar alguém pelos atentados às Torres Gémeas a 11 de Setembro de 2001. Ora, daí à invasão do Iraque foi um passo e os senhores da guerra continuam a lucrar, apesar de milhares continuarem a morrer...
Não fosse suficiente esta condenação, foi ainda mais revoltante ver alguns notíciários portugueses referirem-se a esta morte como uma vitória do Bem contra o Mal. Acho incrível que tenhamos que "comer" tudo o que nos colocam na mesa...falando metaforicamente. Mas não acaba aqui...como é possível existirem agora vídeos com a execução por enforcamento deste antigo ditador? É inaceitável...

Não me esqueço ainda do que ouvi já várias vezes em muitos documentários e também em alguns filmes (lembro-me agora do Munique) - ao morrer um "terrorista" ou um "ditador", nascem no segundo a seguir mais dez! Vamos ver no que resultará esta tão brilhante vitória do Bem contra o Mal.

Feliz Ano Novo!