Monday, May 26, 2008

Darth Vader


Porque fazer o amor pode ser uma autêntica Guerra das Estrelas...

Tempo de Mata-Mata?

Agora é tempo de despir clubismos e vestir as cores da Nação...daqui a duas semanas estarei a cantar, até que a voz me doa!

Monday, May 19, 2008

Humildade de campeão?

Foi ontem a final da Taça de Portugal, essa competição tão polémica na boca de alguns por vários motivos: local onde é jogada, calendarização, etc.. Acho que é uma competição com razão de existir. Vou ser breve e dizer que o Sporting foi um justo vencedor, não só pelo que fez no jogo de ontem mas também pelo seu percurso ao longo da prova. Apesar de a final de ontem não ter sido um jogo brilhante, longe disso, há que dizer que para isso também ajudou a falta de atitude de alguns jogadores do F.C. Porto. E não o digo num sentido depreciativo...mas interpretem como quiserem. Por vezes tenho a noção que falando de futebol, somos interpretados de mil e uma forma, menos da correcta. Voltando ao jogo, foi de facto pena que a equipa de arbitragem se tenha equivocado em lances que prejudicaram AMBAS as equipas, ainda que não acredite que algum adepto portista (e ontem ouvi alguns na televisão) que tenha visto o jogo, questione a justiça do resultado com base no trabalho do arbitro.


Agora o que não posso deixar de referir é a falta de humildade que a equipa do Porto revelou quando chegou a hora de o Sporting erguer a Taça de Portugal entregue pelo Presidente da República, pois simplesmente abandonou o campo. É nos momentos adversos que os verdadeiros campeões se revelam, acima de tudo, pela humildade que apresentam. O Porto não soube respeitar o adversário, os adeptos do adversário nem as instâncias ali representadas! Se calhar, o F.C.Porto ganhou muitos títulos nestes últimos anos, tantos que lhe retirou a humildade...necessária na vitória mas também na derrota. Aquilo que foi a entrada da equipa do Porto em campo, sem humildade, revelou-a no final. Foi pena, mas, e como há sempre algo de positivo nestas coisas, os adeptos portistas foram os primeiros a mostrar que humildade é esta que vos falo! Parabéns para os adeptos do Porto...


Finalmente só para dizer que esta Taça é também fruto do trabalho e dedicação daquele que é, para mim, o melhor treinador português a treinar em Portugal: Paulo Bento! Ele que tantas vezes foi questionado pela imprensa, no final (altura em que se fazem as contas) mostrou que era possível. Para os benfiquistas que tantas vezes quiseram desculpar os seus desaires com os desaires do vizinho da segunda circular, para eles que tanta vez quiseram disfarçar o enorme e fracassado investimento em inúmeros jogadores (duas equipas?!) com o "pseudo-fraco rendimento" de um Sporting com jogadores cujo orçamento é metade do do Benfica (e do Porto!)....fica a resposta onde ela deve ser dada, no campo.
No fim fica a festa...do Sporting!

A resposta...


Depois de ter estado um pouco ausente no nosso querido país...voltei! E voltei depois te ter estado aqui mesmo ao lado em Espanha, num país onde o preço dos combustíveis se mantem bem abaixo dos preços praticados no nosso Portugal. Dei por mim a pensar no porquê desta constante subida nos preços dos combustíveis. Afinal, se não estou em erro já vamos na 19ª subida deste o início do ano...

Acho que encontrei a resposta para a questão que me colocava. É simples! Tudo tem a ver com o benefício do consumidor. Afinal o que se pretende com os constantes aumentos é que o atendimento seja cada vez mais rápido! Já pensaram bem que agora, 10 euros de gasolina ou gasóleo são "aviados" muito mais rapidamente que no início do ano?! O consumidor minha gente...sempre nós em primeiro lugar!

Tuesday, May 06, 2008

Xiuuuuuuuuuuuuuuuu! Não se pode dizer alto...

Angola é um país "gerido por criminosos".
Sir Bob Gedolf

Elefantes...eles são enormes!


Thursday, May 01, 2008

Crazy months!


Os destinos...

Queima das Fitas 2008

Agora que se aproxima a Queima das Fitas de Coimbra...essa festa académica que se auto-proclama de ser única no seu tradicionalismo (foi em tempos...) lembrei-me de postar algo de interesse público! É, na realidade, uma lembrança para todos os que se deixam levar pelo tão propalado espírito académico e no calor de alguns momentos muito particulares...cedem! Pois bem...cedam! Mas lembrem-se disto...porque a SIDA existe! Ignorar, é o pior remédio...

O Primeiro de Maio

Aqui fica um pouco de Hitória acerca do dia que hoje "festejamos". Afinal, por entre a ironia deste dia (dia do Trabalhador...e não se trabalha?!) temos que ter a noção da sua componente histórica.


«No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.

Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua. Foi este o resultado desta segunda manifestação.

A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio, como o Dia Internacional dos Trabalhadores, um dia de luto e de luta. E, em 1890, os trabalhadores americanos conquistaram a jornada de trabalho de oito horas.

116 anos depois das grandiosas manifestações dos operários de Chicago pela luta das oito horas de trabalho e da brutal repressão patronal e policial que se abateu sobre os manifestantes, o 1º de Maio mantém todo o seu significado e actualidade.
Nos Estados Unidos da América o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão. No Canadá este feriado chama-se "Dia de Oito Horas". Tem este nome porque se comemora a vitória da redução do dia de trabalho para oito horas. Na Europa o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.»