Tuesday, January 23, 2007

Referendo à IGV...e não ao Aborto!

No dia 11 de Fevereiro, os portugueses vão votar a despenalização da interrupção voluntária da gravidez (IVG) e não o aborto! Parto do pressuposto que todos somos contra o aborto. Ficam agora aqui alguns links de apoio às diferentes facções de apoio. Primeiro o SIM:

Também podem encontrar links para outras páginas de apoio ao não da IVG sendo que chamo especial atenção para este site: Assim Não, do professor Marcelo Rebelo de Sousa. Valerá a pena ouvir o clip que nele encontrarão! Ainda não me decidi, preciso de mais informação, pois vou repensar o meu voto! A sério que vou... Mais links de apoio ao Não
Blogue do Não

9 comments:

ivan said...

não me digas que vais votar talvez?!

Carreira said...

Então? Conheces-me...sabes que mesmo que pudesse não ia votar NIM ou TALVEZ!! Quero sim votar em consciência e com a informação necessária para que saiba na realidade em que é que estou a votar! E tu? Já te decidiste? Sabes concretamente naquilo em que estarás a votar quando colocares a cruzinha na tua opção?
Se sim, acredito que também tu te informaste devidamente, algo que o português mais comum não faz...infelizmente!
Abraço

ivan said...

de acordo.
informação é essencial! mas creio que desde 1998 que temos todas as informações necessárias:

1. as ivg's acontecem e vão continuar a acontecer (infelizmente)
2. quem pode vai fazê-las a badajós
3. quem não pode corre risco de vida e risco de ir parar à prisão

eu não preciso de muitas mais informações. temos a legislação mais retrograda da europa. espero ter contribuido para a tua decisão... de uma forma ou de outra :)
abraço!

Rafael Paiva said...

O voto acima de tudo deverá ser livre e consciênte, tendo por base uma boa informação. A nossa legislação sem dúvida que é das "mais retrograda da Europa" , contudo é necessário ver o contexto de Portugal face aos outros paízes, especialmente na época de Salazar onde a igreja era um dos seus pilares, e período esse vivido pela grande maioria dos Portuguêses da actualdiade. Ora, é natural que grande parte desta sociedade vá ainda contra o aborto, dada a influência que receberam da igreja (e esta ser contra o aborto). O que esta sociedade ainda nao pensou, e só agora nestas ultimas duas décadas ter surgido movimentos a favor, é que nada pior que uma criança nao desejada e sem condiçoes, tanto para ela como para a familia, e quem paga a factura? em especial a criança e por ultimo o Estado, que se vê obrigado a ceder subsidios, nomeadamente o RSI (rendimento social de inserção), comprometendo ainda mais a Segurança Social.
Esta é a minha opinião, que dava pano pa mangas... :)

Carreira said...

Concordo com o que aqui foi postado! Só acho perigoso uma campanha que visa "convencer" os portugueses de que se vai votar na despenalização do aborto: ou seja, a mulher que faça um aborto não deve ser punida! Concordo! E aí sim, o meu voto é sim! Outra coisa é votar na liberalização do aborto sem o saber, que isto sim é grave! Afinal, a pergunta que se faz é enganadora, leva-nos a pensar que vamos votar numa coisa quando na realidade vamos votar numa lei que liberalizará o acto de aborto. Ou seja, podem haver pessoas a abortar com o argumento: porque sim! Isso assusta-me, confesso!
Que a lei é retrógada, não podia estar mais de acordo, daí que deva ser revista a lei. Também acho que muita da desinformação que existe é causada pelos media, que não informam, mas sobretudo pelos movimentos de apoio ao SIM e ao NÂO. Eles focam as suas atenções em assuntos menores que não o cerne desta questão, e PIOR, arrastam muitos portugueses para um "pseudo-erro"... Ou acham que muitos dos portugueses que neste momento está a pensar em votar SIM, não repensaria o seu voto se soubesse que estará a votar na completa liberalização do aborto e não só na despenalização. É diferente! Choca-me a falta de honestidade da questão...isso sim! Quanto à minha opção, confesso que ainda não a tomei, estou ainda a repensar o SIM...
Abraços

João Gaspar said...

concorda com a despenalização etc, etc...?

onde é que está o engano?

andaste a ouvir o prof. marcelo, não foi?


um abraço!

Carreira said...

Pois foi pá...Daí a dúvida! ;)
eheheh

Rafael Paiva said...

O Engano todos nós o temos, certezas neste tópico ninguém...o aborto mais que outro tema passa pela consciência de cada um, embora um dia possa ser despenalizado (à imagem que temos assistido no resto da Europa) afinal quantos de nós vao ter a consciência de tal acto? como já foi dito que certas pessoas (e não sao assim tao poucas) que a sua resposta é "porque sim". Infelizmente, mas já sendo standart no modelo da sociedade Portuguêsa, poucos sao aqueles que se interessam por reflectir sobre os problemas comuns à nossa socieadade, limitando a ouvir e aceitar as opiniões das "grandes" figuras nacionais. Cabe a cada um de nós reflectir de forma livre, consciênte e até ética sobre o aborto, embora a opiniao dos outros assim como foruns nos ajudem a formar e a consolidar a nossa opiniao. A isto eu chamo cidadania, saber viver em comunidade.
Abraço a todos.

Anonymous said...

A minha opiniao sobre algumas das questoes aqui levantadas, no link

http://snowflakephonehome.blogspot.com/2007/01/liberalizaao-despenalizaao-e.html