Tuesday, July 08, 2008

O Simplex...sempre ele!



Intrigante estes resultados dos exames nacionais de acesso ao ensino superior. Matemática, esse papão dos tempos educacionais modernos, teve este ano um aproveitamento bem acima da média! Parece que dum ano para o outro os alunos portugueses ficaram experts a Matemática. Calculo que o facilitismo concedido pelo Ministério da Educação na concepção da prova não terá nada a ver com os resultados obtidos. Ou terá?

Acaba por ser melhor assim! Fazendo uma prova fácil a esta disciplina, acabam-se os estigmas associados ao aproveitamento na Matemática e aos olhos exteriores o Ministério da Educação sai "por cima"...afinal, a política educacional sempre deu resultados! Será que também aqui estamos na presença do SIMPLEX? É o Simplex na educação também...às tantas!

Intrigante da mesma forma foram os resultados da prova de Português...na qual os alunos tiveram das piores prestações dos últimos anos. A questão fica: será que os alunos portugueses só conseguem ser bons a uma destas duas disciplinas, e este é o ano da Matemática? Ou então outra questão é possível: será que o Ministério da Educação se esqueceu de facilitar na prova de Português? E a última questão: não será injusto para quem trabalha verdadeiramente no ensino secundário (alunos e professores) chegar ao fim dum ano lectivo e assistir a esta autêntica "palhaçada Socratiana*"?


(* Socratiana é uma palavra que inventei, mas penso que era capaz de ser aceite num qualquer exame nacional. Presumo...)

No comments: