Monday, May 19, 2008

Humildade de campeão?

Foi ontem a final da Taça de Portugal, essa competição tão polémica na boca de alguns por vários motivos: local onde é jogada, calendarização, etc.. Acho que é uma competição com razão de existir. Vou ser breve e dizer que o Sporting foi um justo vencedor, não só pelo que fez no jogo de ontem mas também pelo seu percurso ao longo da prova. Apesar de a final de ontem não ter sido um jogo brilhante, longe disso, há que dizer que para isso também ajudou a falta de atitude de alguns jogadores do F.C. Porto. E não o digo num sentido depreciativo...mas interpretem como quiserem. Por vezes tenho a noção que falando de futebol, somos interpretados de mil e uma forma, menos da correcta. Voltando ao jogo, foi de facto pena que a equipa de arbitragem se tenha equivocado em lances que prejudicaram AMBAS as equipas, ainda que não acredite que algum adepto portista (e ontem ouvi alguns na televisão) que tenha visto o jogo, questione a justiça do resultado com base no trabalho do arbitro.


Agora o que não posso deixar de referir é a falta de humildade que a equipa do Porto revelou quando chegou a hora de o Sporting erguer a Taça de Portugal entregue pelo Presidente da República, pois simplesmente abandonou o campo. É nos momentos adversos que os verdadeiros campeões se revelam, acima de tudo, pela humildade que apresentam. O Porto não soube respeitar o adversário, os adeptos do adversário nem as instâncias ali representadas! Se calhar, o F.C.Porto ganhou muitos títulos nestes últimos anos, tantos que lhe retirou a humildade...necessária na vitória mas também na derrota. Aquilo que foi a entrada da equipa do Porto em campo, sem humildade, revelou-a no final. Foi pena, mas, e como há sempre algo de positivo nestas coisas, os adeptos portistas foram os primeiros a mostrar que humildade é esta que vos falo! Parabéns para os adeptos do Porto...


Finalmente só para dizer que esta Taça é também fruto do trabalho e dedicação daquele que é, para mim, o melhor treinador português a treinar em Portugal: Paulo Bento! Ele que tantas vezes foi questionado pela imprensa, no final (altura em que se fazem as contas) mostrou que era possível. Para os benfiquistas que tantas vezes quiseram desculpar os seus desaires com os desaires do vizinho da segunda circular, para eles que tanta vez quiseram disfarçar o enorme e fracassado investimento em inúmeros jogadores (duas equipas?!) com o "pseudo-fraco rendimento" de um Sporting com jogadores cujo orçamento é metade do do Benfica (e do Porto!)....fica a resposta onde ela deve ser dada, no campo.
No fim fica a festa...do Sporting!

5 comments:

Jp said...

Adeptos do Porto... Tás a falar de mim ou do Marco? :p

Ledbetter said...

Carreira, dei-te os parabéns hoje, ganharam justamente. Mas foi um péssimo jogo de futebol, mal jogado e cheio de pausas irritantes. Não atribuo o resultado do jogo à arrogância do Porto nem a uma convidativa teoria da falta de humildade (principalmente quando começámos a jogar com 10). Essa falta de humildade que te queixas no fim não me parece que se tenha reflectido no relvado. Jogámos mal, desconcentrados e desorganizados. Fruto de uma óbvia quebra de ritmo nas últimas jornadas e de uma estratégia má montada do Jesualdo para o derby. A omissão do Bosingwa no 11 então, indesculpável. Por muito que seja importante o dinheiro, há coisas que terão sempre mais importância para os adeptos. O João Paulo comprometeu dolorosamente a esperança e o resto foi o que se viu...tudo perdido na “meia-bola e força” para o contra-ataque. O Sporting não foi brilhante mas arriscou mais e por isso jogou melhor. O Tiuí, o Grimi e o Djaló superaram as expectativas e o Paulo Bento mostrou mais uma vez que é um melhor estratega do que o Jesualdo, perdido nas inovações laterais.

Não sou um adepto do cinismo e do “amiguismo”. Chateia-me ver o meu clube perder e não faço por o disfarçar. Já me cansa alguma conversa domesticada e politicamente correcta hoje muito em voga que resulta muitas vezes em acusações idiotas de fanatismo. O clubismo só é mau se suscitar má educação ou mesmo violência. O resto é saudável. O futebol é emocional e por isso genuinamente parcial, não é aritmética. O mínimo que exijo a mim próprio quando estou irritado com o desenlace é estar calado e pedir a quem me rodeia para não me obrigarem a comentar. Apesar disso, e talvez respondendo a terceiros, não foi por causa do resultado que saí do jogo 1 minuto antes de acabar, como já sabes. Até porque nem tenho hábito nisso.

Abraços

Carreira said...

Nunca em momento algo me referi a tua saida! Nem pretendia! É bem provável que tenhas razão quanto à atitude do Porto durante o jogo... Como adeptos fazemos aquilo que achamos que temos que fazer e, como já referi aqui, desta vez (ao contrário do que muita vez acontece e fala) foram os adeptos do Porto a dar o exemplo de desportivismo, ao contrário da equipa. Abraço aos dois! (Soeirão...não metas ferros pá!)

Jp said...

Bolas, um gajo já não pode aproveitar uma nesga pra mandar a boca foleira! Vou ter de me reformar, não sei fazer mais nada!

Mas concordo com o Marco, péssimo jogo, mal jogado de parte a parte, ganhou que fez um pouquinho mais do que estar em campo. Continuo a dizer que se houvesse justiça no futebol, o Cavaco tinha pegado na teça e tinha-la levádo para São Bento... Porque isto de assistir a jogos destes sem ter um pouquinho de bolo rei para adoçar a boca devia dar prémio...

Carreira, mais uma vez parabéns pelo caneco. Marco, eu bem sei que saíste porque tinhas uma sessão de sexo em grupo à tua espera, com uma eslovaca e um pasteleiro de Mem Martins... A minha boca foi só uma maneira de disfarçar a minha inveja.

Abraços!

Ledbetter said...

Carreira, a questão da minha saída era para o Soeiro. Mas já chega disso...torna-se constrangedor tanto drama. Aqui está a prova que um derby se pode tornar numa novela mexicana.