Sunday, September 17, 2006

A exploração como um meio...


Recentemente surgiu um anúncio no jornal Público a solicitar mendigos. É verdade, mendigos...Sob o título "Misérias Ilimitadas, Lda", o anuncio oferecia emprego a quem quisesse "desempenhar funções de pedintes pelas ruas de Lisboa, na zona Baixa/Chiado, entre 21 e 30 de Setembro". Dezenas de pessoas responderam a este insólito anúncio, umas a oferecerem-se para o emprego, outras a criticarem- Na realidade, esta é uma iniciativa de3 marketing, muito bem conseguida diga-se, da Bienal Internacional da Luz, no âmbito da LuzBoa 2006 - um evento dedicado à luz. Este evento manifesta-se com inúmeras formas de arte contemporânea nas ruas de Lisboa.
Vários tipos de perguntas são feitas por parte de quem responde ao anúncio, por exemplo: "Eu tenho os dentes todos, acha que é problema" ou "Tenho de deixar de fazer barba". O artista plástico espanhol Javier Núñez Gasco, responsável pelo evento, explicou que o grande objectivo deste apelo "é fazer uma obra de arte, que alerte para os problemas da mendicidade". Javier Núñez Gasco contou que a ideia desta obra surgiu quando viu em Espanha um Mercedes a recolher um mendigo "sem braços e sem pernas" que alegadamente pertencia a uma rede de mendicidade."Eu não quero mendigos, mas sim pessoas para fazerem de mendigos e integrarem uma obra de arte que pretende ser uma crítica às redes de mendicidade", explicou o artista.
Ora aqui está uma optima ideia de manifestação, que se ajusta a casos menos contudentes, acabando por fazer muito sentido. Afinal, na nossa sociedade temos a exploração como um meio para atingir muitos fim...

No comments: