Wednesday, September 06, 2006

Mas que grande Galo!



Os intervenientes são os suspeitos do costume! O resultado...não poderia ser melhor, dado que mais uma vez o nosso futebol volta às bocas do mundo pelos piores motivos. É que depois dum Euro 2004 e dum Mundial 2006 fantásticos, o futebol luso surge manchado por mais um escândalo. O chamado caso Mateus, que envolve um jogador angolano, ilegalmente inscrito pelo clube de futebol Gil Vicente, de nome Mateus, arrasta-se desde Janeiro deste ano. Basicamente, e em linhas muito gerais, este jogador estava inscrito como amador no clube de futebol, Lixa, tendo um contrato profissional de contínuo. O Gil Vicente, adquiriu o jogador e inscreveu-o como profissional, acto ilegal! Depois de ter actuado com o jogador em quatro jogos, contra Académica, Vitória de Setúbal (jogos que ganhou) e posteriormente contra Boavista e Paços de Ferreira (jogos que perdeu), o Gil Vicente viu-se a braços com duas queixas, referentes aos jogos que ganhou, na Liga de Clubes devido ao uso indevido do jogador Mateus naqueles jogos. Pelos vistos estas queixas em nada sortiram, ou seja, não houve execução de nenhuma decisão. O que é certo é que o campeonato terminou, o Gil Vicente manteve-se na primeira liga de futebol, e um dos clubes que desceu, o Belenenses, como lesado, fez queixa à comissão disciplinar da liga de clubes devido ao uso indevido do jogador Mateus, com intuito de se manter na primeira liga de futebol.
Entre decisões e meias decisões, demissões dos membros da comissão disciplinar da liga, subida e descidas dos clubes Gil Vicente e Belenenses, o que se tem neste momento é a conclusão que tudo não passou duma grande trapalhada! Sobretudo ao nível da liga de clubes, todo o processo foi mal conduzido desde o início. Chegámos a um ponto em que o Gil Vicente, achando-se no direito de recorrer a tribunais civis, contornando os estatutos da Federação Portuguesa de Futebol (F.P.F.), orgão máximo de tutela do futebol nacional, alegando tratar-se, esta questão, de matéria não desportiva.
A F.I.F.A., lançou o alerta à F.P.F. deixando em estado de sítio todo o Portugal, com a ameaça de exclusão de todos os clubes de futebol portugueses das competições da U.E.F.A., incluindo as próprias selecções nacionais, caso o Gil Vicente mantenha a posição de recorrer aos tribunais civis.
O Gil Vicente está a violar de forma inequívoca os estatutos da federação à qual se vinculou para poder disputar profissionalmente futebol e, como tal, deve respeitar esses estatutos. O seu presidente, o Sr. António Fiúza, vai levar o Gil Vicente a lugar nenhum, refugiando-se agora numa assembleia geral, passando a batata quente aos sócios, mostrando que perdeu o controlo da situação, não sabendo o que fazer.
O Gil Vicente deve ser punido extraordinariamente, tal como a própria Liga de Clubes, sobretudo a Comissão Disciplinar. De facto, o futebol português merece uma revolução, mas não uma revolução que nos retire um dos nossos maiores prazeres que é o futebol! Merece sim uma limpeza de fundo ao nível dos orgãos directivos e dos cargos que tutelam o futebol nacional. Este caso Mateus é só mais uma prova de que o compadrio e a subserviência, assim como os jogos de poder e influências não levam a lado nenhum, a não ser ao abismo!
Que grande galo!

No comments: