Saturday, October 29, 2005

Michelangelo...




(1475-1564)


Michelangelo Buonarroti, é um artista intemporal. Decidir trazer para este espaço este artista! Tenciono fazê-lo mensalmente…com diferentes artistas, de diferentes áreas. Aqui fica um pouco da sua vida, seguida da sua arte…

Escultor, pintor, arquitecto, desenhista e poeta florentino, uma das maiores figuras do Renascentismo e, nos últimos anos de sua vida, uma das forças que moldaram o Maneirismo. Descendente duma pequena família pertencente à pequena nobreza, Michelangelo teve um pai que reinvidicava pertencer à aristocracia florentina, e por toda a vida foi sensível a esse assunto. O orgulho da posição social também teve muito a ver com a oposição da família à sua escolha de carreira, bem como a própria insistência do artista, mais tarde, em incluir a pintura e a escultura entre as artes liberais.
A sua carreira foi, certamente, uma das principais causas da mudança na imagem pública e na posição das artes visuais dentro da sociedade, pois Michelangelo foi o arquétipo do génio inspirado - pouco sociável e totalmente absorto em seu trabalho.
Em 1488, iniciou um período de formação com Domenico Ghirlandaio, de quem deve ter aprendido os rudimentos da técnica de afresco. Pouco tempo depois, entretanto, transferiu-se para a escola montada nos jardins da família Médici e dirigida por Bertoldo di Giovanni. Mais importantes que ambos os mestres, porém, foram os estudos que empreendeu por conta própria, copiando figuras de afrescos de Giotto e Masaccio.
Após a morte de seu patrão Lorenzo de Médici, em 1492, a situação política em Florença deteriorou-se, e em Outubro de 1494 o artista partiu para Bolonha, onde esculpiu três pequenas figuras para o túmulo de S. Domingos. Em 25 de Junho de 1496 estava em Roma, onde permaneceu pelos cinco anos seguintes, esculpindo as duas estátuas que lhe valeram a fama - Baco (Bargello, Florença) e Pietá (São Pedro, Roma).
Com menos de 30 anos, voltou para Florença, corria o ano de 1501 para consolidar a reputação que conquistara em Roma. Permaneceu por lá até à primavera de 1505, sendo a principal obra do período a escultura
David (Accademia, Florença), que se transformou num símbolo de Florença e da arte Florentina.
Em 1505, foi chamado a Roma pelo Papa Júlio II, que lhe encomendou um túmulo. Júlio II morreu em 1513, mas o projeto estendeu-se até 1545. Originalmente concebido em escala grandiosa, no monumento afinal erigido em S. Pietro de Vincoli apenas o célebre Moisés é de autoria do artista. A outra grande obra encomendada por Júlio II ao artista - o afresco da cúpula da Capela Cistina - era igualmente amedrontadora, mas foi executada de modo sublime.
Em 1534 estabeleceu-se em Roma, onde trabalhou para o papado durante os 30 anos de vida que ainda lhe restavam. Imediatamente contratado para pintar o Juízo Final na Capela Cistina, deu início ao trabalho em 1536. Biagio da Cesena, mestre-de-cerimónias do Vaticano, denunciou o uso de figuras nuas por Michelangelo como inapropriado, acabando retratado como Minos, caminhando pelo Inferno, com uma serpente mordendo a sua genitália. O próprio Michelangelo aparece no referido afresco, associado à imagem de São Bartolomeu. Para Paulo III, que encomendou o apocalíptico Juízo Final, o artista também executou as suas últimas obras em pintura, a Conversão de S. Paulo e a Crucificação de S. Pedro (1542-50), afrescos da Capela Paolina, no Vaticano.
Ao longo dos últimos 30 anos da sua vida, o artista dedicou-se sobretudo à arquitetura, e neste campo a sua excelência é comparável à do pintor e escultor. O seu empreendimento mais importante - e, na verdade, o mais importante de todo o mundo cristão - foi o término da Catedral de S. Pedro, iniciada em 1506 sob o papado de Julio II. Na pintura e na escultura, os meios de expressão do grande mestre limitaram-se quase exclusivamente à figura masculina heróica (em geral nua), mas nesse campo ele reina supremo como nenhum outro artista de qualquer época.
A reverência que é, e foi, devotada não diminuiu de intensidade, e sua influência, para o bem e para o mal, foi incalculável...

A Criação de Adão
(Capela Sistina)

"A man paints with his brains and not with his hands."
Michelangelo
Posted by Picasa

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