Wednesday, November 30, 2005

70 anos depois...


Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa) foi um poeta e escritor português. Apesar de ter nascido em Lisboa, Fernando Pessoa viveu sua infância e adolescência em Durban, na África do Sul, o que lhe propicia um profundo contato com a língua inglesa. Perdeu o pai, vítima de tuberculose, quando tinha cinco anos de idade e sua mãe casou-se novamente quando tinha sete. Terminou seus estudos naquele país na Universidade do Cabo (onde recebera o Queen Victoria Memorial Prize pelo melhor ensaio). Enquanto estudava, regressou a Portugal durante um ano para reencontrar as famílias paterna (em Tavira) e materna (na Ilha Terceira).
Regressou definitivamente a Lisboa em 1905, freqüentando durante dois anos o curso Superior de Letras da Universidade de Lisboa. Passa a se dedicar, no entanto, à tradução de correspondência comercial.
Pessoa é internado no dia 29 de Novembro de 1935, no Hospital de S. Luis dos Franceses, vítima de uma crise hepática. No dia 30 de Novembro morre. Nos últimos momentos da sua vida pede os óculos e clama pelos seus heterónimos - Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.
Na comemoração do centenário do seu nascimento em 1988 o seu corpo foi transladado para o Mosteiro dos Jerónimos, confirmando o reconhecimento que não teve em vida. O seu livro mais conhecido é Mensagem. Pessoa é considerado, em conjunto com Camões, um dos mais importantes poetas de língua portuguesa.
Um exemplo da sua genialidade...
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira a entreter a razão,
Esse comboio de corda
que se chama o coração.
Based on Wikipedia

No comments: