Monday, November 07, 2005

Fantástico!

Hoje a agência Lusa noticiou o seguinte...
O Tribunal de Contas detectou que parte do espólio da Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos, estimado em cem mil euros, desapareceu no processo de extinção desta entidade, concluído em 2003.
As conclusões constam de um relatório do Tribunal de Contas (TC), hoje divulgado, resultante de uma auditoria financeira realizada este ano à gerência de 2003 da Secretaria-Geral do Ministério da Cultura (SGMC). O TC detectou uma diferença de cem mil euros no inventário realizado pela Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses (CNCDP), que rondava os 486 mil euros, e no realizado pela SGMC, num total de 385 mil euros.Na altura era Maria Fernanda Soares Rebelo Heitor a responsável máxima pela SGMC, um organismo que funciona com autonomia administrativa na directa dependência do ministro da Cultura, na época, Pedro Roseta. A comissão, que tinha sido criada pelo Governo em 1986 para realizar iniciativas no âmbito das comemorações dos descobrimentos portugueses, era presidida por Joaquim Romero Magalhães e tinha sede na Casa dos Bicos, em Lisboa.A CNCDP acabaria por ser extinta por decreto-lei em Novembro de 2002, mas o processo de liquidação, realizado pela SGMC, ainda não está terminado e desconhece-se quando será finalizado, segundo disse à Lusa uma fonte do gabinete da actual ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. A auditoria detectou outras irregularidades na gestão da SGMC nesse ano, nomeadamente a existência de nove contas bancárias cuja justificação não considerou bem esclarecida.No contraditório da auditoria, Maria Heitor esclarece que as contas existiam para pagar pequenas despesas, nomeadamente deslocações e Via Verde nas auto-estradas. A mesma fonte do Ministério da Cultura afirmou que todas as situações detectadas na auditoria "já foram regularizadas durante 2004 e 2005", nomeadamente o encerramento das contas bancárias.


O meu comentário acaba por ser óbvio: como é possível? A Comissão para a Comemoração dos Descobrimentos foi criada fundamentalmente para recordar e enaltecer esse grande feito de Portugal, que foi o da conquista marítima...e também terrestre! O fenómeno "Descobrimentos", acaba por ser fenómeno de controvérsia...e também não é tema de discussão aqui!
O que importa é que, ao bom estílo português, surgem "anormalidades", nomeadamente, nas contas da referida comissão, assim como um misterioso desaparecimento do espólio no valor de 100 mil euros. Em boa verdade se deve referir que até prova em contrário, todos os envolvidos neste processo são inocentes. Eu creio, no entanto, que não foi com actos inocentes que tal acontecimento se deu, e a julgar pela história do nosso país temo que estamos perante mais um caso de desvio de "fundos/valores". Esta será uma tarefa para um detective do calibre de Hercule Poirot ou eventualmente Sherlock Holmes...e talvez nunca venhamos a saber o que de facto aconteceu! A razão?
Num país onde reality shows são líderes incontestáveis de audiências, onde o futebol é tema primordial de conversas ou onde a comunicação social assume como permissas "venda/share/audiência"... acaba por ser compreensível estes assuntos não assumirem um papel de maior importância! Para a praça pública deviam ser lançadas mais discussões, com a clara intenção de promover um sentido crítico no Português. O sentido crítico necessário para que a análise acerca do estado da nação não se resuma a assuntos supérfulos...Para isso a comunicação social terá que se renovar e repensar a sua forma de estar. Que bom seria que neste país pudessemos ter uma comunicação social...na verdadeira acepção da palavra!

Posted by Picasa

2 comments:

Anonymous said...

É MESMO FANTÁSTICO , não é Bruno? Como é possível??? tb ouvi a notícia no mm dia e fiquei tão estpefacta quanto tu ficaste......mas "não é assunto que faça parar as pessoas para pensarem"!!! dá muito trabalho.....e pachorra? Não diverte, como tu dizes e bem.....ía continuar, mas tu disseste td e mt bem dito, como sempre.......
Beijinho...........
Lena

Anonymous said...

........AH!!!
não é "estpefacta", mas sim, ESTUPEFACTA!!!!!
BJ, Lena