A Gripe...
Gripe aviária é o nome dado à doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves mas que pode infectar diversos mamíferos. Foi identificada na Itália por volta de 1900 mas é conhecida por existir em grande parte do globo, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático, mas com casos recentes na Turquia, Romênia e Inglaterra (apenas aves foram infectadas nos três lugares). O vírus que está a preocupar o mundo, nos últimos anos já contaminou mais de 100 pessoas e matou cerca de 60 na Ásia. Apesar de muito violento (a taxa de mortalidade nos animais atinge os 100 por cento e nos humanos cerca de 50 por cento), ainda não passa facilmente de pessoa para pessoa.
O vírus H5N1 é muito propenso a mutações, sendo que os sintomas em aves se caracterizam pela existência de diarreia...o que acaba por ser mais um veículo de propagação do vírus: contaminação de águas!
A disseminação do vírus aviário influenza A/H5N1 para novas áreas é preocupante, pois aumenta a possibilidade da ocorrência de novos casos em humanos. Actualmente, as evidências indicam que os vírus influenza A/H5N1 não se propagam facilmente das aves para os humanos. Contudo é eminente uma pandemia pelo que as medidas de segurança/sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser levadas em linha de conta, para evitar consequências drásticas para a sobrevivência de muitos seres humanos. Recorde-se que conseguimos evitar desde há 30 anos para cá a ocorrência de qualquer pandemia...conseguir-se-á evitar esta?
Este é um flagelo que poderá rapidamente atingir uma escala mundial...apanhando tudo e todos desprevenidos. Em Portugal continuamos a acreditar que estamos imunes...mas Prudência e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
1 comment:
Realmente tem a sua ironia... Uma canjinha de galinha para curar a gripe das aves...
Eu acho que se está a dar demasiada importância ao assunto, tendo em conta que a maioria das suspeitas de contaminação foram infurtiferas, provando-se que era somente um logro...
Fika bem!
Post a Comment