Sunday, February 05, 2006

Crime e Castigo...


Numa altura em que tanto se fala do filme Match Point...como sendo um plágio do famoso livro "Crime e Castigo" de Fiodor Dostoievski, aqui fica mais informação. Para quem ainda não viu o filme, um conselho..faça-0!
Crime e Castigo (original Преступление и наказание) é um romance do escritor russo Dostoiévski, publicado em 1866. Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade de continuar sua vida após o delito.
O livro/novela se baseia numa visão sobre religião e existencialismo com um foco predominante no tema de atingir salvação por sofrimento, sem deixar de comentar algumas questões do socialismo e niilismo.
O personagem principal, apesar de professor de linguas, é um homem paupérrimo que vive angustiado pela sombra de se tornar alguém melhor ou fazer algo importante: divide o homem e ordinário e extraordinário, numa tentativa de explicar a quebra das regras em pró do avanço humano.
Seguindo este preceito, fazer algo que mude a sociedade ou em pró dela, o personagem planeja, em meio a uma luta consigo, a morte de uma usurária (que empresta dinheiro a juros) e, finalmente, o cumpre.
Antes de fogir da cena do crime, Ródia, comete o assassinato também de Lisavieta, a contragosto, após ela ter visto a velha usurária morta no chão.
Este personagem principal rouba algumas jóias, mas não chega a usufruir deste ganho. A polícia, apesar de estar o investigando termina por prender um inocente que se intitulou culpado por uma razão pessoal (bem explicado no livro). Por fim, entretanto, o personagem acaba confessando o crime devido, principalmente, a uma enorme influência de uma prostituta chamada Sônia, que , antes disso, compartilha com Ródia algumas leituras do Novo Testamento.
Sem dúvida, Ródia acaba preso, devido a confissão e ótimo histórico sua pena acaba sendo reduzida a sete anos na cadeia na Sibéria; os quais, Sônia, seguindo o condenado durante toda a história, manteve-se muito presente e servindo de mensageira a sua família e São Petesburgo.
Os flagrantes traços autobiográficos, fidedignidade psicológica bem como os traços estilisticos do autor, colocaram esta obra, indubitalvemente, entre as maiores da história da literatura universal e, certamente, junto com Os Irmãos Karamazovi, garantiram a posição de maior escritor russo da história.

1 comment:

Barão d'Holbster said...

Não há descrição suficiente bo apara descrever os livros de Dostoiévski. Lê-los é a melhor maneira de os compreender. Façam-no, que não se vºao arrepender... POdem começar por este Crime e Castigo e dúvido que consigam parar de ler Dostoiévski.