Tuesday, February 21, 2006

Fantasporto


Arrancou no Domingo e vai durar até 5 de Março a 26ª edição do Fantasporto!
Ao todo são mais de 300 filmes divididos por 15 dias de festival, cinco secções competitivas, retrospectivas e homenagens. Do programa deste ano destacam-se, entre outros, "Simpathy for Lady Vengeance", do coreano Park Chan-wook (vencedor do prémio da Semana dos Realizadores da edição do ano passado com "Oldboy"), "Coisa Ruim" (na foto), dos portugueses Tiago Guedes e Frederico Serra, e "Fragile", de Jaume Balagueró (premiado no "Fantas" de 2002).
"Pleasant Days" (15h00) e "Rain" (17h00), dois filmes da secção "Love Connection", "Looking for Alexander" e "Simpathy for Lady Vengeance" são as propostas do Grande Auditório do Teatro Rivoli para o dia de hoje. No pequeno auditório, destaque para o início da exibição da série de televisão "Masters of Horror" às 21h15 e para a primeira parte de "Os Niebelungos" de Fritz Lang.
Este ano há ante-estreias de "O Espelho Mágico", o novo filme de Manoel de Oliveira (um dos homenageados deste ano), "Edison", filme que marca a estreia de Justin Timberlake como actor, "Domino", de Tony Scott, e "Hostel", de Eli Roth.
No campo das retrospectivas, vão ser passados em revista o cinema húngaro, o expressionismo alemão (que teve um dos seus expoentes máximos em "Metropolis" de Fritz Lang), o cinema indiano oriundo de Bollywood, os filmes de artes-marciais dos irmãos Shaw e a cinematografia do norte-americano Bill Plympton.
Já no que diz respeito aos convidados, este ano são esperadas as presenças de Kim Ki Duk, Jaume Balagueró, Bill Plympton e Luís de la Madrid. Recorde-se que no passado passaram pelo Fantasporto nomes como David Lynch, Ben Kinskey e Luc Besson.
Para além do Rivoli e dos cinemas AMC Arrábida, o "Fantas" estende-se este ano ao cinema Passos Manuel e ao auditório da biblioteca Almeida Garret.

No comments: