Monday, January 09, 2006

Começou!

"O período oficial de campanha para as presidenciais começou este domingo. São duas semanas que podem ajudar um em cada cinco eleitores a decidir o seu sentido de voto, segundo um estudo do Instituto de Ciências Sociais. A 22 de Janeiro, 8,9 milhões de portugueses vão ter seis candidatos nos boletins, todos apoiados ou provenientes de partidos políticos.

Dos seis candidatos às presidenciais, cinco são apoiados por partidos: Garcia Pereira, pelo PCTP/MRPP, Cavaco Silva pelo PSD e CDS-PP, Francisco Louçã pelo Bloco de Esquerda, Jerónimo de Sousa pelo PCP e Verdes e Mário Soares pelo PS. O dirigente socialista Manuel Alegre avançou sem apoio do seu partido, o PS.
Em primeiro nos boletins de voto, António Garcia Pereira, advogado e professor universitário, tem encabeçado diversas candidaturas do PCTP/MRPP quer para as eleições legislativas, quer para as autárquicas (em Lisboa) e foi candidato às últimas presidenciais em 2001.
Aníbal Cavaco Silva governou Portugal durante dez anos (1985-1995), oito dos quais em maioria absoluta, candidatou-se às presidenciais de 1996, mas perdeu para o actual chefe de Estado, Jorge Sampaio. O antigo primeiro-ministro só começou a admitir publicamente a hipótese de avançar com uma candidatura no final de 2005. A sua candidatura acabou por ser anunciada a 20 de Outubro.
Francisco Louçã, deputado e coordenador do Bloco de Esquerda, é economista e ambiciona passar à segunda volta das eleições, apoiado por toda a "esquerda socialista moderna" ou "esquerda plural".
Manuel Alegre, deputado e poeta, anunciou em Setembro a sua candidatura. Amigo de Mário Soares, afirmou-se disponível em Julho para a corrida presidencial, depois de o ex-líder do partido António Guterres e o ex-comissário europeu António Vitorino se colocarem fora da corrida. Contudo, acabou por ver o partido apoiar Mário Soares.
Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, candidata-se pela segunda vez às eleições presidenciais, dez anos depois da campanha que lhe deu visibilidade pública e em que mostrou os seus dotes de dançarino. Contudo, acabou por não ir então a votos, desistindo a favor do actual Presidente da República, Jorge Sampaio, que derrotou o ex-líder do PSD Cavaco Silva.
Mário Soares, ex-presidente e fundador do PS, regressa, aos 81 anos, à política activa, para a sua terceira candidatura à Presidência da República, cargo que ocupou de 1986 a 1996."

1 comment:

Ledbetter said...

O Garcia Pereira é um asno populista!