Saturday, March 11, 2006

De esperar...



Mário Soares esteve no Parlamento a assistir à tomada de posse de Cavaco Silva como Presidente da República. Amuado, sonolento e ressabiado, esteve na galeria de olhar vazio. Logo que acabou a cerimómia, retirou-se sem dar cavaco a ninguem. Nunca esperei de Mário Soares tanta falta de sentido democrático, tanta arrogância e tão mau perder. Abandonou o Parlamento sem felicitar Cavaco Silva, sem dizer adeus a ninguem... Mário Soares já parece não estar neste mundo. Não se despediu de ninguem, e parece-me que nem se deu ao trabalho de cumprimentar os "velhos" compagnons de route, como Giscard d'Estaing, Jacques Delores, George Bush (pai) o Princípe das Astúrias, Xanana Gusmão e outros delegados de países da CPLP... Era preferível que Mário Soares não tivesse comparecido em S. Bento. A história registará o desatinado acto do Buchechas, pela falta de cortesia, sentido de Estado e revelação do lado negro desta infeliz pessoa. Todos os loucos pelo poder, quando não sabem sair de cena, acabam por dar uma imagem terrível daquilo que foram.
Em contraste com a atitude de Mário Soares, estiveram os restantes candidatos, que concorreram com Cavaco Silva: Manuel Alegre, Jerónimo de Sousa, Francisco Louçã, e o ousider Garcia Pereira. Estiveram em S. Bento, protocolarmente, com humildade democrática e sentido de Estado. No final até deram entrevistas, e não se furtaram a dar a sua opinião sobre o discurso do novo Presidente da República. Deram uma lição ao candidato do "passado". As suas opiniões variam em função do espectro político em que cada ex-candidato se situa. Já quanto aos deputados, no PSD referem os recados que o Presidente dirigiu ao Governo, enquanto do lado PS acham que há sintonia entre o discurso de Cavaco Silva e a acção do Governo. Eu tambem penso que vai haver boa e leal cooperação institucional entre Cavaco Silva e o primeiro-ministro José Sócrates. Ambos têm a mesma ambição: mudar o país, com reformas estruturais, e desenvolver a economia para criar riqueza.
Este texto de opinião foi retirado do blog O Abrangente. Não sendo da minha autoria, não podia deixar de o colocar aqui... Concordo plenamente com tudo o que foi dito! Cada vez mais me orgulho do facto de não ter votado em Mário Soares. Mais uma vez, o ex-candidato esteve à altura do que foi durante a sua campanha política - nivelada bem por baixo!

No comments: