Saturday, March 18, 2006

Fascinante

Dar banho a um rotteweiller, levá-lo a passear ou apenas fazer-lhe festinhas pode fazer milagres em crianças com deficiências mentais e motoras ou simplesmente com problemas de atenção. Jill e Drako são os grandes protagonistas caninos da «Terapia com Rotteweillers», que está a ser apresentada ao público na Expo Criança 2006.
«Os rotteweillers não são maus, os donos é que os transformam em animais agressivos!», assegura João Gradiz, um dos responsáveis pela terapia. «Nós pegamos nestas raça e puxamos o bom que eles têm. Ao contrário do que se pensa, são cães muito sociáveis e que adoram crianças».
Jill e Drako, um casal de rotteweillers treinados desde bebés, têm sido «uma grande ajuda» no tratamento de várias crianças problemáticas. «O aprender a tomar conta de um cão puxa o sentido de responsabilidade e o ânimo dos miúdos com problemas de concentração», exemplifica o responsável. Os rotteweillers podem também dar uma boa ajuda a ultrapassar fobias.
Em crianças deficientes, o contacto físico e visual com o animal pode «estimular imensas situações». Física e psicologicamente os «resultados estão à vista». Por exemplo, «ao fazer uma festinha ou limpar o pêlo, uma criança com problemas motores consegue ultrapassar movimentos que estavam restritos».
Na Expo Criança, os responsáveis pelo projecto, João Gradiz e Diogo Rato, estão a «desmistificar a perigosidade da raça». Com várias demonstrações ao vivo, Jill e Drako têm encantado miúdos e graúdos e provado «que são cães de elevado potencial».
O projecto está em curso no Ribatejo, há seis meses, e é a «custo zero». «Não há preços para ajudar crianças. Temos patrocínios, apoios e amigos que tornam tudo possível», contam os responsáveis. Quanto à falta de subsídios do Estado, apenas afirmam: «Portas que nos fechem já temos muitas. Nem vale a pena».
A Expo Criança 2006 arrancou na quarta-feira no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e prolonga-se até amanhã. Outros pratos fortes desta edição são o Vaivém Oceanário, o Carro do Noddy e o Concurso de Robótica da Lego. Em apenas cinco dias, a organização espera receber mais de 30 mil visitantes, de todas as idades, nesta «grande montra da brincadeira».

by Paula Cosme Pinto / EXPRESSO Online

1 comment:

Mac Adame said...

Digam dos rottweilers o que disserem, para mim não. Adoro cães, mas nunca deixaria a minha filha aproximar-se de um rottweiler. Não vejo necessidade. Se é para brincar, há raças bem mais dóceis, que transmitem muito mais segurança.