Sunday, March 12, 2006

Kahlo, Frida Kahlo!

"Espero alegremente a saída - e espero nunca mais voltar"
A Coluna Partida, 1944
Foi assim que Frida Kahlo se despediu do mundo em 1954. Para compreender a sua obra é necessário, talvez, conhecer a sua tumultuosa vida. No seu percurso artístico, Frida optou sempre por pôr a descoberto o "assunto que melhor conhecia", o que significa dizer, ela própria. Não sou um grande apreciador de arte, no sentido em que não tenho conhecimentos para discutir e argumentar com quem percebe realmente de arte. Contudo, limito-me a sentir o que vejo quando olho para uma pintura, o que leio quando estou com um livro, o que oiço... A pintura de Frida Kahlo foi descoberta por mim há pouco tempo, conhecia poucos quadros seus! Acho-a maravilhosa, perturbante, intrigante...GOSTO!
Consegue em cada obra por a nú a sua identidade...isto para quem se conseguir, realmente, identificar no seu legado! Para quem quiser saber mais sobre esta pintora e conhecer a sua obra poderá fazê-lo no Centro Cultural de Belém até 21 de Maio.

1 comment:

Mac Adame said...

Às vezes apetece dizer aquela frase transcrita lá em cima: ir e nunca mais voltar. Mesmo sem termos a vida pessoal desgraçada que ela teve. De facto, a Frida não teve que agradecer nada ao cruel destino.