Tuesday, March 21, 2006

A paz nas Américas!


O Presidente da Venezuela respondeu entretanto ao seu homólogo dos Estados Unidos, George W. Bush. Recordo que, na quinta-feira passada, George Bush afirmou que Hugo Chavez é "um demagogo".
No contra-ataque, Chavez, apelidou Bush de: "cobarde", "burro" e "bêbedo". Mais, disse ainda após pedir desculpas pelo seu inglês: "Vou dizer-lhe uma coisa, 'Mr. Danger': Você é um cobarde, sabia? Por que é que não vai para o Iraque comandar as suas Forças Armadas? É muito fácil comandá-las de tão longe. Você é um burro, senhor Bush".
Tudo isto aconteceu durante o seu programa semanal televisivo e radiofónico "Hello President", onde Hugo Chavez aproveita também ele para propagandear o seu governo e a sua política. Chavez, não ficou por ali, manifestando toda a sua ira para com Bush, dizendo claramente "Você é um alcoólico, Mr. Danger, ou melhor, é um bêbedo".
Na quinta-feira da semana passada, George W. Bush afirmou que, "na Venezuela, um demagogo cheio de dinheiro do petróleo está a pôr em perigo a democracia, procurando desestabilizar a região". Há vários meses que as relações entre Washington e Caracas estão tensas. Vários responsáveis norte-americanos têm mostrado preocupação com a saúde da democracia venezuelana, enquanto que Chavez acusa os Estados Unidos de conspiração para o derrubar do poder e invadir o país.
Resta perguntar qual destes senhores terá razão? Ou será que todos eles acabam por ter razão nas acusações que trocam?

No comments: