Monday, May 22, 2006

Os verdadeiros mercenários!


A NOTÍCIA
A Sport TV confirmou, ontem, à agência Lusa, ter alertado várias entidades para a proibição de exibir publicamente os jogos do Mundial de Futebol 2006, que vai decorrer na Alemanha a partir do dia 9. Segundo explicou fonte oficial da estação, "os direitos de transmissão televisivas foram comprados pela Sport TV e pela SIC, mas a Sport TV comprou todos os direitos de exibição pública". O que quer dizer, acrescentou, "que os jogos transmitidos pela SIC também não podem ser exibidos publicamente" em ecrãs gigantes colocados na rua ou em estabelecimentos comerciais como bares e restaurantes.

Ressalvando não saber como será feito o controlo pelo canal codificado do desporto, a mesma fonte admitiu que esta decisão do conselho de administração do canal "visa sobretudo evitar as acções [de exibição pública] que estão a ser preparadas por muitas juntas de freguesia".

"A Sport TV não quer entrar em guerras com ninguém mas também não quer ser prejudicada", concluiu.

Entretanto, a Associação da Restauração e Similares de Portugal enviou uma carta ao Presidente da República para protestar contra esta proibição e admitiu, à SIC, interpor uma providência cautelar para suspender a decisão comunicada pela Sport TV.

O Comentário
A SportTV pode efectivamente proibir a exibição das partidas do Mundial em locais públicos. Pelo que sei, em termos jurídicos é possível a SportTV fazê-lo. Mas aqui entra um conceito que para mim é muito valioso - a moral!
A SportTV não deve obviamente sair prejudicada, não é disso que se trata, acho que sendo um canal privado deve usufruir desse estatudo fazendo-se pagar, e bem, para que o cidadão comum possa ter acesso às suas emissões. Mas sendo a nossa selecção uma das participantes do Mundial 2006, não seria importante o povo ter acesso a estas emissões. Será que a não verificar-se a boa fé e moral do Sr. Joaquim Oliveira (um dos irmãos Oliveirinha) não haverá ninguém de bom senso neste país que aceda a estas iniciativas de algumas juntas de freguesia no sentido de as permitir, interpondo-se a esta decisão da SportTV?! Afinal, não é de hoje que os cafés têm SportTV para os seus clientes...
Outra questão com que me deparo...Será que com esta atitude a SportTV conquistará, afinal de contas, mais clientes?! Não me parece...não me parece mesmo!

1 comment:

Anonymous said...

O quê??? Isto realmente, se não fosse tão triste, até dava vontade de rir!

Antes de mais, para haver algum moral na coisa, os direitos de exibição dos jogos da selecção NACIONAL nunca poderiam ser comprados por um canal que não fosse de sinal aberto. É que depois vai-se a ver, e a selecção é financiada por quem? Quer então dizer que quem paga aos senhores, depois tem de voltar a pagar para poder ver o que eles andam a fazer? É, no mínimo, caricato.

E continuando no campo da imoralidade, não deixa de ser engraçado que a SportTV só se tenha lembrado agora do problema da exibição pública das suas transmissões nos bares e restaurantes. É que, de facto, não é de agora que estes estabelecimentos têm SportTV para os seus clientes. É desde o princípio. Quando ainda ninguém tinha SportTV em casa, não havia café de bairro que não tivesse. E de certeza que os senhores da SportTV, ao contratar o serviço com um estabelecimento comercial, não estavam à espera que a televisão estivesse escondida atrás do balcão, para consumo próprio e exclusivo do dono do dito. Mas como eram os clientes que havia... Agora que o serviço está muito mais amplamente difundido, é um fartar vilanagem!

Pois era muito bem feita que tudo quanto é café, bar e restaurante, uma vez que não pode oferecer a SportTV aos seus clientes, rescindisse o contrato e pronto. Se são estabelecimentos públicos e por isso não podem exibir o canal, afinal aquilo serve para quê? Era um gostinho especial que eu tinha, pronto!