Tuesday, May 16, 2006

Sem limites para o sonho...



O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, divulgou há algumas horas, em conferência de imprensa realizada no auditório da Federação Portuguesa de Futebol, os nomes dos 23 jogadores que disputarão o Mundial'2006, que se realiza de 9 de Junho a 9 de Julho na Alemanha.
Scolari não surpreendeu antes confirmou o que a comunicação social vinha a anunciar desde há algum tempo... Vítor Baía, João Moutinho e Quaresma três dos jogadores que a opinião pública mais gostaria de ver na selecção ficaram de fora. Meias-surpresas, porque também já se calculava que fosse assim, são as chamadas de Bruno Vale, Ricardo Costa e Hugo Viana.

CONVOCADOS

Guarda-Redes: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Bruno Vale (FC Porto/Estrela da Amadora).

Defesas: Paulo Ferreira (Chelsea), Miguel (Valência), Ricardo Carvalho (Chelsea), Fernando Meira (Estugarda), Caneira (Valência/Sporting), Ricardo Costa (FC Porto) e Nuno Valente (Everton).

Médios: Petit (Benfica), Costinha (Dínamo Moscovo), Tiago (Lyon), Maniche (Dínamo Moscovo/Chelsea), Hugo Viana (Valência), Figo (Inter Milão), Deco (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Simão (Benfica) e Boa Morte (Fulham).

Avançados: Pauleta (PSG), Nuno Gomes (Benfica) e Hélder Postiga (Saint-Étienne).
O meu comentário:
Esta é a Selecção de Todos Nós! Não sou apologista da crítica fácil...
Por isso, e apesar de esperar ver nesta lista de convocados nomes como Tonel (em vez de Ricardo Costa), Ricardo Quaresma (em vez de Boa Morte) e João Moutinho (em vez de Hugo Viana) e...Vítor Baía (em vez de Bruno Vale), penso que esta é a melhor convocatória para um País que quer ganhar prestígio numa competição como a Copa do Mundo! Por outro lado, convém não esquecer que temos um Europeu de Sub-21 a ser disputado no nosso país, no qual vamos lutar pelo ceptro de campeão europeu! Ora. não penso que Quaresma retire lugar a nomes como Figo, Cristiano Ronaldo, Simão Sabrosa...no onze titular da NOSSA Selecção. Pelo contrário, acho que será bem mais útil no onze da equipa sub-21, e uma peça valiosíssima nesse onze! Tal como João Moutinho, uma pedra preciosa na arte de bem jogar futebol, que seria muito útil para substituir Deco, mas só em segunda opção, ou terceira (não nos esqueçamos de Tiago!). Depois, considero que nesta lista o eterno nome de Baía não passaria duma terceira opção para a guarda da nossa baliza, pelo que o seu nome não trará grande controvérsia. Já o nome do defesa central/esquerdo Ricardo Costa poderá, esse sim, ser o que mais polémica levantará. Pessoalmente preferiria o nome de Tonel, mas...a escolha está feita e acredito que não terá sido fácil.
Não vou criticar as escolhas por ora, os críticos a seu tempo o farão! Agora é tempo de, sem exageros, apoiar a nossa selecção. É tempo de dar todo o nosso carinho e confiança àqueles que vão defender as nossas cores e esperar que esta participação em mais uma grande prova seja tão boa como a última! Scolari pode não ser o melhor treinador do mundo, mas trouxe para a nossa selecção algo que faltava, respeito pela bandeira...amor verdadeiro à pátria.
Força Portugal! Não há limites para o sonho...

No comments: